Desporto

Coordenador na Divisão de Desporto da Câmara de Loulé coautor da obra LIDERATOR | A EXCELÊNCIA NO DESPORTO

Tiago Guadalupe, coordenador na Divisão de Desporto da Câmara de Loulé e coordenador da Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015, é coautor, juntamente com Luís Lourenço, autor da Biografia de José Mourinho, do livro “LIDERATOR – A Excelência no Desporto”.

A obra contou com a participação especial e exclusiva dos treinadores José Mourinho, Leonardo Jardim, José Couceiro, dos ex-jogadores Nicky Butt e Andy Cole (lendas do Manchester United), Francis Lee (lenda do Manchester United), Ricardo Pereira (ex guarda-redes do Sporting e da Selecção Nacional), de Domingos Soares de Oliveira (CEO do Benfica), de João Gabriel (ex-diretor de Comunicação do Benfica) e de Manuel Sérgio (Filósofo do desporto, ex professor de José Mourinho, Rui Vitória e te muitos outros treinadores).

A liderança é um aspeto a que cada vez se dá mais importância na vida das organizações em geral, mas muito particularmente no desporto. Porque se sabe que os exercícios de treino são fáceis de criar (ou até copiar), mas a diferença entre os bons e os maus treinadores faz-se na sua capacidade de liderar, de construir e gerir equipas, de comunicar, etc. Este é um livro que trata de tudo isso a partir dos exemplos de liderança de treinadores vitoriosos como Ferguson, Mourinho e Guardiola. Para isso, os autores entrevistaram uma série de pessoas – os próprios treinadores ou jogadores que com eles trabalharam – para explicarem quais os segredos da liderança que conduz os grupos às vitórias.

“Interessante, inspiradora, objetiva e de fácil leitura, é uma obra obrigatória que descodifica o que está por detrás do êxito na liderança”, diz Andy Cole (lenda do Manchester United).
O livro encontra-se à venda em http://www.primebooks.pt/produto/liderator-a-excelencia-no-desporto pelo preço de 12,50 euros ou nas lojas Fnac e Sonae.

LUÍS LOURENÇO

Nasceu em Setúbal a 17 de Agosto de 1962.

Biógrafo de José Mourinho, de quem é amigo próximo há várias décadas. Autor dos livros “José Mourinho” e “José Mourinho – Um Ciclo de Vitórias”, traduzidos em várias línguas.

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Lisboa.

Docente convidado da FCH da UCP, onde em 2007 foi pioneiro na leccionação do case-study José Mourinho.

Licenciado em Comunicação Social. Jornalista da TSF desde a sua fundação e durante 17 anos, tendo como enviado especial conhecido mais de 70 países em todos os continentes do mundo.

Trabalhou na SIC e no jornal “O Jogo”. Administrador do Vitória de Setúbal-SAD em 2005, ano em que o clube venceu a Taça de Portugal.

Medalha de Honra da cidade de Setúbal.

TIAGO GUADALUPE

TIAGO MANUEL CORREIA GUADALUPE

Nasceu em Lisboa em 1985. Licenciou-se em Educação Física e Desporto – obteve 19 valores na sua tese intitulada Teorias Comunicacionais: José Mourinho, estudo de caso. Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior – classificação de 19 valores na sua tese de mestrado sob o tema Perfil Psicológico de Prestação e Orientações Cognitivas – caso de estudo com jogadores internacionais de futebol 11 do Chelsea FC e SL Benfica. Para a elaboração destas teses contou com a colaboração de algumas referências mundiais do futebol como foi o caso de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes, Didier Drogba, Frank Lampard, John Terry, Ashley Cole, Petr Cech, Michael Ballack ou Nicolas Anelka, entre outros.

É autor e coautor de diversos artigos científicos puplicados a nível internacional, entre eles, «Is there a “Mourinhoeffect” over the psychological performance profile of elite soccer players?».

Categorias:Desporto, Loulé, Nacional