Algarve

Pedigree® oferece exame oral gratuito a cães em clínicas veterinárias em todo o país | 1 a 30 de junho

  • 90% dos donos não sabem que os seus animais de estimação sofrem de patologia dentárias.
  • Pedigree® aposta na prevenção de saúde oral e oferece check-ups dentários gratuitos em todo o país ao longo do mês de junho.
  • No Algarve já estão inscritas 8 clínicas

Quatro em cada cinco cães com mais de três anos têm problemas de gengivas, de acordo com os dados da Pedigree®, e quase 90% dos donos não sabem que os seus animais de estimação sofrem de patologia dentárias, confundindo-as com apenas mau hálito. Esta realidade dá mote ao Mês da Higiene Oral, uma iniciativa de prevenção promovida pela Pedigree®, que oferece um exame oral gratuito em diversas clínicas veterinárias em todo o país entre 1 e 30 de junho.

No Algarve, as clínicas veterinárias que disponibilizam exames gratuitos ao abrigo desta campanha são:

ALJEZUR – Filipa Alves – Serviços Veterinários

FARO – Hospital Animal do Sul

FARO – Clinica Veterinária do Bom João

OLHÃO – Clínica Veterinária 115 Animal

OLHÃO – Centro Veterinário Porto Seguro

PÊRA – Centro Veterinário de Pêra

SILVES – Jabutivet – Clínica Veterinária

VILAMOURA – Clínica Veterinária Bruno Silva, Unipessoal Lda

Estes problemas orais são causados pela mastigação de alimentos, mas também podem derivar de pequenos atos como brincadeiras com objetos, sendo, portanto, comum que originem doenças periodontais e, por conseguinte, derivem em outros problemas de saúde de outra natureza.

Os problemas de gengiva podem causar infeções, sangramentos e, até mesmo, dor em situações do dia-a-dia como mastigar ou roer e entre os sintomas estão o mau hálito, dentes escurecidos, gengivas vermelhas e mudanças de comportamento.

Dados do Waltham Centre of Pet Nutrition da Mars revelam também que as doenças orais podem aumentar com o avançar da idade e estudos recentes demonstram que 82,3% dos cães com mais de seis anos sofrem de doença periodontal[i].

Um estudo da Whaltham sobre a incidência da doença periodontal em schnauzers-anões indica, por exemplo, que uma fraca higiene oral faz com a incidência destes problemas seja muito precoce[ii].

Mês da Higiene Oral promove check-ups orais gratuitos

Para a prevenção adequada de patologias orais os especialistas aconselham a que sejam adotados os cuidados de higiene diários em casa como escovagem e snacks dentários que reduzam a placa bacteriana e o tártaro e dois check-ups por ano com um veterinário.

Uma necessidade da qual os donos não têm conhecimento e para a qual é preciso educar e alertar, confirmam os dados da Pedigree®.

Para fazer face a este problema da Pedigree® está a lançar em junho o Mês da Higiene Oral, uma iniciativa oferece um exame oral gratuito em clínicas veterinárias em todo o país.

Durante o mês de junho, os donos de cães em Portugal podem levar o seu cão ao veterinário para um check-up odontológico gratuito numa rede de clínicas que estão disponíveis para consulta aqui.

[i] Haps S, Olsson S, Farso-Madsen K, Viklands P, Fornell J. A macroscopic and radiologic investigation of dental diseases of the fog. Vet Radiol. 1984;25:86-92.

[ii] Marshall, MD; Wallis, CV; Milella, L (et al). A longitudinal assessment of periodontal disease in 52 minutes schnauzers. BMC Vet Res. 2014;10:166

 

Categorias:Algarve, AGENDA