Quarteira

Autarquia de Loulé entrega bicicletas de uso partilhado às escolas

De 20 a 28 de maio, a Câmara Municipal de Loulé apresenta um vasto programa cultural, desportivo, social, ambiental e recreativo integrado na Semana do Município e que terá o seu ponto alto no dia 25, com as celebrações do Dia do Município.

Ontem, segunda-feira, 22 de maio, a preocupação pelas questões ambientais e adaptação às alterações climáticas deram o mote para as iniciativas previstas. Na parte da manhã, a Autarquia procedeu à entrega de bicicletas de uso partilhado à Escola Profissional de Alte, Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira e Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil (12h00).

O PlanetAlgarve acompanhou as iniciativas nas escolas de Quarteira.

Vítor Aleixo disse que “estamos aqui para trazer um desafio às escolas. Não é absolutamente novo porque eu sei que esta escola já tem um trabalho feito na sensibilização dos alunos para andarem de bicicleta mas o que nós trazemos aqui hoje é mais condições e queremos que aquilo que já foi iniciado na escola ganhe corpo, cresça, tenha mais adeptos e que os alunos possam utilizar as bicicletas. Estamos a fazer isto por dois motivos: Um, pouco relevante e circunstancial, que é estarmos na Semana do Município e esta ação inserir-se na sua programação; O outro, tem a ver com o programa Loulé Ciclável. Nós temos uma estratégia de adaptação às alterações climáticas, o Loulé, Adapta, assente em 28 opções. Estamos muito conscientes dessa realidade e queremos que essa consciência se alargue, designadamente à comunidade escolar, particularmente os alunos, que estão em idade de formação, de assimilação de valores e serão os cidadãos do futuro. Portanto, nós queremos transmitir que a mobilidade que utilizamos hoje, os automóveis, tem de ser trocada por outra, que não lance gases para a atmosfera e não contribua para o aquecimento global, responsável pelas alterações climáticas que tantos problemas já nos estão a causar e ainda vão causar mais no futuro, tanto à economia, como às famílias, às empresas e à saúde de cada um de nós. Portanto, uma das 28 opções, é precisamente a promoção de um novo tipo de mobilidade urbana, em que as pessoas devem andar mais a pé, de bicicleta ou em transportes públicos coletivos. Nós oferecemos as bicicletas, queremos que vocês as usem e, se esta medida ganhar mais adeptos, nós trazemos mais”. O autarca louletano sublinhou ainda que “este programa tem um seguro para a eventualidade de haver acidentes”.

A diretora do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, Prof.ª Conceição Bernardes, agradeceu “à autarquia, na pessoa do seu presidente, Dr. Vítor Aleixo, bem como a todas as pessoas que trabalharam no projeto e possibilitaram que o mesmo se tornasse realidade”. Dirigindo-se aos alunos, “há regulamento, podem começar a requisitar e fazer o uso que entenderem porque a vossa saúde agradece”.

As cerimónias contaram ainda com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e do ajudante do comandante do Subdestacamento de Quarteira da GNR, Paulo Carmo, entre outros.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira