AGENDA

ONE (HER)MAN Show na 10. ª edição da Terra de Maio | 26 a 28 de maio

De 26 a 28 de maio decorre, no Centro Multiusos do Azinhal (Castro Marim), a décima edição da Feira Terra de Maio.  Um palco para os produtos e artistas que reforçam a identidade local, com uma mostra do que melhor se faz na região, desde a arte, gastronomia à canção.

“ONE (HER)MAN SHOW”, o espetáculo do prestigiado humorista Herman José, é este ano o grande destaque da animação do evento, a decorrer no sábado, dia 27, pelas 22h00.

Tendo como divisa a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a Terra de Maio oferece um diversificado programa, onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, mostra de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições de variadas temáticas, ateliês infantis e muita animação musical.

Abraçando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim, a ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) promove a 2ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, um queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite, produzido no Centro Multiusos e servido na feira, no dia 27 de maio, pelas 18h00.

A abertura da Terra de Maio, no dia 26, pelas 18h00, será animada pelo grupo “BomBoémia” e é marcada pela inauguração da exposição “Artefactos do Mundo Rural”, uma cortesia de Clara Assunção. Segue-se, pelas 18h30, um porto de honra com a Vinhos do Algarve e a “Demonstração Enogastronómica Mediterrânica”, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António. A animação musical desta noite arranca com o grupo de baile “+ 2”, pelas 19h30, seguindo-se o espetáculo da “GANDABANDA”, pelas 22h00. O primeiro dia da Terra de Maio encerra com o DJ Gustavo Vera.

No sábado, a manhã é dedicada ao seminário “Oportunidades da Serra ao Mar”, com a participação estreita da Direcção Regional de Agricultura, Grupo de Acção Costeira do Sotavento, Associação Terras do Baixo Guadiana e Associação ODIANA. O seminário está dividido em três painéis: “Explorações Agrícolas e Segurança no Trabalho”, “Sinergias do Setor Agroalimentar” e “Sistemas de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, para a Serra e para o Mar”. Será apresentado, em primeira mão, o diagnóstico do sector agroalimentar do Baixo Guadiana e seu impacto do Turismo, projecto co-financiado pelo Algarve 2020, e promovido pela ODIANA. Um importante instrumento para reflectir sobre nichos de mercado a explorar no território.

Pelas 15h00 começam os workshops, onde podem aprender a fabricar queijo artesanal ou a arte da ordenha (mediante inscrição prévia no local). Em simultâneo decorrem o “Ateliê do Burro” e equitação (aprendizagem). Depois das 16h30 têm lugar as apresentações e degustações de “Chocofigo” e dos “Vinhos Regionais do Algarve”, pela Rota dos Vinhos.

No final da tarde, pelas 18h00, decorre o “Ateliê do Pão” e a recriação da “Vila de Amêijoas”, pela Cooperativa Formosa. Em simultâneo, decorre a já referida 2ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” e as demonstrações equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”. Segue-se o desfile “Bioco Tradition”, coleção primavera 2017, por Lurdes Silva, que recriou com design este produto da história e identidade algarvias e que alcança uma notoriedade já nacional.

Às 19h00 os visitantes poderão apreciar o showcooking do chef Pedro Jorge, ex-concorrente do programa Masterchef Júnior, e a atuação do Rancho Folclórico do Azinhal. Pela hora de jantar, é o “Duo Reflexo” que anima o evento, até à altura do grande espetáculo de Herman José, pelas 22h00.

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo (28), começa pelas 8h30 com o 2º Encontro de Motorizadas, com encontro marcado no largo dos cafés da aldeia, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada organizada pela Universidade do Tempo Livre, com partida do Centro Multiusos.

Pelas 13h00, decorre a entrega de prémios do 21.º Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia.

A tarde abre com novas sessões dos workshops de queijo artesanal e da arte da ordenha, uma inovação desta edição da feira, e com outras atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças. Segue-se o Laboratório de Gostos, com produtos regionais, e a atuação do grupo de sevilhanas “Ballet Espanhol Garcia Diaz”. Destaque, às 18h00, para a apresentação e degustação da Cerveja Artesanal de Alfarroba, pelos Cervejeiros Mouros.

Em palco, na última noite e a fechar a 10.ª edição da Terra de Maio, a Banda Musical Castromarinense (19h15) e o grupo “D’Empreitada” (20h00).

A organização dos showcookings está integrada no âmbito do projeto “Choose Our Food”, da Associação Odiana, cujos objetivos passam por maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores Agroalimentar e Turístico, tendo em vista a sensibilização para os fatores críticos de competitividade, aprovado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação – Baixa Densidade, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, através do FEDER.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Eurocidade do Guadiana, marca Natural.pt, Gran-Plaza Tavira e Associação Odiana, integrada no programa Bandeira Azul.

Categorias:AGENDA, Castro Marim