AGENDA

2.º dia do Dia do Pescador em Quarteira | Multidão em euforia na Tradição da Lavada

A cidade de Quarteira, com uma das comunidades piscatórias mais importantes do país, reviveu mais uma vez, ao fim da tarde de hoje, todas as tradições associadas ao Dia do Pescador. A população e os muitos turistas que se encontram na região nesta altura do ano puderam participar na tradicional Lavada, arte tradicional de arrastar para terra, durante a qual os pescadores convidam toda a população a participar no “puxar da rede” para terra e onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

À noite, os artistas em palco serão as fadistas Melissa e Sara Paixão (20h00) e os La Plante Mutante que, a partir das 22h00, levam os grandes hits dos anos 80 a Quarteira. No último dia, domingo, o artista convidado é o carismático Quim Barreiros que irá animar estes “Petiscos do Pescador”, prevendo-se uma grande enchente na cidade.

Com um vasto programa musical e com os sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, apresentados em pratos confecionados pelas famílias de pescadores da cidade, os “Petiscos do Pescador” são já uma referência importante que atrai milhares de visitantes.

Os petiscos e o pescador são uma vez mais os “protagonistas” de uma festa onde a gastronomia e as tradições desta antiga aldeia piscatória se entrelaçam.

Uma iniciativa promovida pela QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o objetivo de homenagear a comunidade piscatória local.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:AGENDA, Quarteira

1 reply »