AGENDA

Petiscos do Pescador em Quarteira | 1.º dia com os Íris, vem aí a Lavada e Quim Barreiros

Já começaram os Petiscos do Pescador, em Quarteira. Ontem à noite todos os caminhos foram dar à Praça do Mar onde a banda algarvia Íris deu um grande concerto de encerramento do dia, no âmbito das comemorações do Dia do Pescador (que se assinala a 31 de maio). A iniciativa prossegue hoje e amanhã (3 e 4 de junho), com destaque para a Lavada esta tarde a partir das 18 horas e o espetáculo de Quim Barreiros, amanhã à noite.

Nas tasquinhas dos pescadores, os visitantes são brindados com toda a variedade de petiscos do mar, dos peixes aos mariscos, preparados e confecionados nas mais variadas

formas.

Na antiga fonte luminosa, volta a estar patente o museu vivo das mulheres do pescador, recriado pelas senhoras do Cantinho da Amizade, autoras da exposição de barcos de croché Gotas de Mar, que foi transferida para o local, enriquecendo ainda mais o recinto.

Por falar em barcos, outra novidade é uma antiga embarcação de pesca, restaurada pela Junta de Freguesia de Quarteira, exposta em frente à praia, junto à Estátua ao Pescador.

A tarde/noite de ontem contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, e de todo o seu executivo.

O duo Nestor e Nuno, acompanhado por Ricardo Alexandre nas congas, anima o recinto com um baile a partir das 18h00 durante os três dias. Mais uma vez, Nestor a dar show, interagindo com o público, em momentos de boa disposição que surpreendem os presentes.

Para a tarde de hoje, a não perder uma das componentes de destaque nesta festa, a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, que tem lugar pelas 18h00, na Praia de Quarteira, afirmando-se, cada vez mais, como um cartaz turístico. Toda a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

À noite, os artistas em palco serão as fadistas Melissa e Sara Paixão (20h00) e os La Plante Mutante que, a partir das 22h00, levam os grandes hits dos anos 80 a Quarteira. No último dia, domingo, o artista convidado é o carismático Quim Barreiros que irá animar estes “Petiscos do Pescador”, prevendo-se uma grande enchente na cidade.

Todos os espetáculos têm entrada livre.

Com um vasto programa musical e com os sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, apresentados em pratos confecionados pelas famílias de pescadores da cidade, os “Petiscos do Pescador” são já uma referência importante que atrai milhares de visitantes.

Uma iniciativa promovida pela QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o objetivo de homenagear a comunidade piscatória local.

Os petiscos e o pescador são uma vez mais os “protagonistas” de uma festa onde a gastronomia e as tradições desta antiga aldeia piscatória se entrelaçam.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:AGENDA, Quarteira