Loulé

Rota Loulé Social encerra com visita aos Bombeiros Municipais

O Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Loulé efetuou na sexta-feira, 2 de junho, a última visita integrada na Rota Loulé Social, ao Quartel dos Bombeiros Municipais de Loulé, uma ação que assume um papel impulsionador no fomento de uma articulação próxima entre as várias instituições que operam no Concelho.

Os parceiros sociais foram recebidos pelo comandante dos BML, Irlandino Santos, que apresentou uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelos bombeiros municipais e as suas competências.

Referiu de quem dependem as operações de socorro para terem sucesso, falou do ciclo de gestão da emergência, da prevenção e do planeamento na preparação da resposta às ocorrências. Transmitiu ainda quais são as redes da Proteção Civil e abordou o tema da SIOPS (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro), assente em 4 pilares fundamentais, dependentes da direção política e da coordenação operacional. Referiu que, em Loulé, “já há equipas de reconhecimento e avaliação da situação”. Falou dos diferentes tipos de bombeiros: profissionais, mistos, voluntários e privativos e das suas missões.

Irlandino Santos salientou ainda que se antevê uma anormal afluência de turistas este verão, tendo em conta que “o Aeroporto registou em maio o mesmo número de passageiros que em julho de 2016”.

Outro tema apresentado foi o balanço da atividade desenvolvida em 2016, considerando “os resultados excelentes com taxa de sucesso superior a 98%. Foram registados 110 incêndios e quase todos resolvidos em menos de 90 minutos. Apenas 2 foram extintos tempo mais ampliado”, sublinhando “o papel que as juntas de freguesia vão ter nesta matéria” no contexto da nova legislação.

A concluir, e tendo em conta os seus interlocutores, o comandante dos Bombeiros Municipais de Loulé destacou o papel das IPSS no alerta das ocorrências que se vêm registando sobretudo no interior do concelho.

Destaque para a presença do vereador da CML com o pelouro da Ação Social, João Martins, segundo o qual, “estarmos aqui hoje foi o encerrar com chave de ouro desta iniciativa deste executivo que resultou num maior capital de conhecimento. Uma iniciativa inédita mas reconhecida que proporcionou o intercâmbio de conhecimentos e experiências que fortalece esta rede. O que importa é sairmos daqui com o fortalecimento desse conhecimento”, agradecendo “a extraordinária lição pedagógica do comandante Irlandino Santos”.

De referir que este meeting com os parceiros sociais do Concelho de Loulé contou com a presença de novos bombeiros em formação no quartel.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé