Quarteira

Desfile de Santo António da Marcha da Fundação António Aleixo

MARCHA DA FUNDAÇÃO ANTÓNIO ALEIXO – “QUARTEIRA MOSTRA-SE AO MUNDO”

Esta marcha infantil da Fundação António Aleixo desfilou pela primeira vez em 2003 com 54 crianças. Desfilaram nesse ano sob o tema «A Paz». A Fundação via nesta iniciativa uma forma da as crianças da instituição contactarem com a cultura local no sentido de adquirirem o sentimento de pertença às suas raízes, colmatando desta forma a alienação cultural.

Em 2013, desfilaram sob o tema «As 11 Maravilhas do Concelho», onde pretendeu enaltecer o património cultural e ambiental do concelho de Loulé. No ano de 2015, celebrou os seus 20 anos com o tema «Os 20 Anos da Fundação António Aleixo». Sílvia Tomás é a assídua compositora das letras das marchas desde a sua fundação.

Há já largos anos que Quarteira deixou de ser apenas uma vila piscatória e passou a ser uma cidade aberta ao mundo.

Desde a década de 60 que esta freguesia e cidade do concelho de Loulé tem vindo a receber um número considerável de imigrantes oriundos de África, da América do Sul, da Europa de Leste e da Ásia.

Esta abertura e receção às diferentes culturas tem marcado a vida da comunidade quarteirense na forma como interagem entre si, na troca de saberes, sabores e vivências. A influência de todas estas culturas é visível na vida quotidiana da comunidade quarteirense, desde os contextos educacionais, passando pelos empregos e pelos momentos de lazer.

Como forma de assinalar esta diversidade cultura a Fundação António Aleixo apresenta este ano nas festas dos Santos Populares de Quarteira, através da sua marcha infantil o tema “Quarteira mostra-se ao Mundo”. Com este tema, a marcha pretende brindar os espetadores com um bailado multicultural de cores e ritmos , que será apresentado por crianças filhos de Quarteira e descendentes de diferentes culturas.

É com muito prazer que convidamos todos os que gostam dos Santos Populares de Quarteira a assistir e a participar nesta festa connosco e com todas as marchas de Quarteira.

Ficha Técnica

Organização: Fundação António Aleixo

Figurinista: Bruno Guerreiro

Confeção: Maria da Luz Ramos, Delfina Santana, Mizé e Cristina

Madeira

Madrinha e Intérprete: Raquel Soares

Porta-Bandeira: Margarida Sousa

Mascotes: Maria Leonor Pardal, Anita, Olesya e Vasco Lores

Letra e Música: Sílvia Tomás

Orquestração: João Paulo Nunes

Arcos e Artes Plásticas: Bruno Guerreiro

Coreografia: Larisa Shumskaya

Ensaiadores: Larisa Shumskaya e Regina Silva

Categorias:Quarteira