Quarteira

Marchas Populares de Quarteira 2017 | Introdução ao Desfile de Santo António

Um dos mais bonitos e elaborados desfiles de Santos Populares em Portugal tem em Quarteira o seu palco principal. Ontem à noite (12 de junho), o Calçadão de Quarteira encheu-se de cor, música e dança com o desfile de 7 marchas em representação das artérias e bairros da cidade.

Antes da atuação da primeira marcha, no palco principal instalado no Calçadão nascente, o vasto público foi brindado com um espetáculo de dança proporcionado pela Escola de Dança Arabesque, dirigida por Larisa Shumskaya (fotografias da fotógrafa oficial do SL Benfica, Isabel Cutileiro, à qual o PlanetAlgarve agradece), e ainda com a atuação do popular artista algarvio Luís Guilherme. Outro momento marcante foi a entrevista do presidente da APROMAR, Ezequiel Tomás, concedida à RTP.

São centenas de marchantes das diversas ruas da cidade desfilam e encantam os visitantes com coreografias e músicas realizadas para o efeito, uma das mais tradicionais manifestações etnográficas do litoral algarvio e cartaz turístico por excelência da região.

Os grupos desfilam figurinos originais, cantam músicas e dançam coreografias nesta tradição popular, em que se inspirou, inicialmente, o hoje mundialmente conhecido, Carnaval brasileiro.

Centenas de figurantes, coreógrafos, maquilhadores, figurinistas, costureiras e outros organizadores contribuem para que esta festa anual tenha atingido um elevado nível de beleza e seja atualmente um espetáculo imperdível.

Nesta edição participam a Fundação António Aleixo (“Quarteira mostra-se ao Mundo”); Florinhas de Quarteira (“As nossas oliveiras”); Rua Vasco da Gama (“Gentes da minha terra”); Rua da Cabine (“Quarteira.pt”); Rua Gago Coutinho (“As noivas de Santo António”); Rua do Outeiro (“Lenda do Mar”) e Poeta Pardal (“Sobre a terra e sobre o mar”).

Foi na década de 90 que a dedicação dos quarteirenses às Marchas Populares aumentou gradualmente. Em 1995, a APROMAR – Associação Promotora das Marchas Populares passa a ser a entidade organizadora do evento, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia. Ao longo dos anos, este desfile tornou-se um espetáculo grandioso apreciado pelos milhares de turistas que se encontram de férias na região por esta altura do ano, um cartaz etnográfico e uma importante manifestação da cultura popular desta antiga aldeia piscatória.

Mensagem do Presidente da APROMAR

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Loulé

Mensagem do Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira

Categorias:Quarteira