Quarteira

Multicampeão mundial Petar Maric deslumbrou Quarteira nas 1001 Noites do Acordeão

O espetáculo As 1001 Noites do Acordeão encheu a Praça do Mar, em Quarteira, com destaque para o multicampeão mundial Petar Maric, da Sérvia, surpreendente e desconcertante no acordeão digital a recriar, nomeadamente, Assim Falou Zaratustra, da banda sonora do filme 2001 Odisseia no Espaço e o tema principal do filme Titanic. Uma oportunidade única que o vastíssimo público não desperdiçou.

Em Quarteira, passaram pelo palco Rui Maurício, da Lourinhã; João Tomás, de Pampilhosa da Serra; Jorge Alves, de Moncarapacho; Francisco Sabóia; e Petar Maric.

Os acordeonistas ficaram surpreendidos pela grande multidão para ver um espetáculo de acordeão, deixando os seus profundos agradecimentos. O vastíssimo público esteve sempre muito entusiasta, aplaudindo com muita energia e, até dando um pezinho de dança.

A fechar o espetáculo, a cidade de Quarteira ficou mais uma vez rendida aos pés de Petar Maric, multicampeão mundial do Acordeão, vencedor de todos os 1.ºs prémios em todos os concursos em que participou, campeão mundial do Acordeão desde o escalão de Juniores até ao de Seniores e consagrado igualmente campeão mundial do Acordeão Eletrónico, também denominado Acordeão Digital.

Uma atuação absolutamente desconcertante com Petar Maric, bem ao seu jeito, a encher o palco com a sua forte presença, sempre a interagir com o público com as poucas palavras que já aprendeu em Português, a tocar durante mais de meia hora, interpretando primeiramente uma recriação sua que incluiu “Assim Falou Zaratustra”, da banda sonora do filme 2001 Odisseia no Espaço e o tema principal do filme “Titanic”.

Petar Maric interpretou um segundo medley com temas imortais, incluindo o Hino da União Europeia (Ode à Alegria da 5.ª Sinfonia de Beethoven).

A terminar, Petar Maric desconcertou ainda mais a assistência com um terceiro medley com fados e temas populares da Música Tradicional Portuguesa.

Após o espetáculo, mais uma vez se formou ima interminável fila para adquirir o DVD e o CD do desconcertante jovem sérvio, Petar Maric.

O espetáculo “As 1001 Noites do Acordeão”, coordenado por Francisco Sabóia (diretor da Casa Museu do Acordeão, em Paderne), é um festival do acordeão com muitos espetáculos pela zona Sul do País.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira