Loulé

Julieta Lima apresenta “Contos por Cordas” na Biblioteca de Loulé | 27 de julho

É apresentado no próximo dia 27 de julho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, o livro “Contos por Cordas”, de Julieta Lima.

Em “Contos por Cordas” estão incluídos dezassete contos a dizer de casos a acasos de vidas de quem vive ou já não. Vidas de gente, bichos, árvores. Livro com alegrias e tristezas, contos com vida e morte com vida.

Do ponto de vista da expressão, Julieta Lima revela notável mestria no manuseio do socioleto olhanense. Contrariamente ao que por vezes acontece, o falar típico de Olhão não é aqui macaqueado com intenção anedótica, nem sequer como adorno ou ingrediente linguístico para consecução da cor local. A imbricação entre linguajar, cenários naturais, carateres das personagens e natureza das ações é tal que todos estes elementos se implicam mutuamente. Por outro lado, a construção dos diálogos e a sua articulação com o discurso do narrador resultam numa toada constante, sem quebras, e numa indesmentível impressão de autenticidade, potenciada pela propriedade da linguagem. O manuseio da língua não é o único aspeto a considerar num acervo de dezassete contos de temáticas variadas que não fogem, no entanto, ao enquadramento local. O que sobreleva, em quase todos eles, e confere ao conjunto grande unidade, é o gosto pela vida, mesmo se o avançar da idade possa fazer do corpo uma causa de sofrimento. Entrada livre.

Julieta Lima nasceu em Olhão, em 1949. Trabalhou em Faro e reside em Almancil, Concelho de Loulé. Tem, neste momento, quatro obras publicadas: “No Orvalho das Horas”, “Porta Sim Porta Não”, “O Conto do Vilão” e “Contos por Cordas”.

Categorias:Loulé, AGENDA