Quarteira

Rancho Folclórico Infantil-Juvenil Loulé atuou em Quarteira

O Rancho Folclórico Infantil-Juvenil Loulé atuou ontem à noite no largo do Centro Autárquico, em Quarteira, formando uma boa moldura humana a assistir, em grande parte formada por veraneantes.

Criado em 1977, o Rancho Folclórico Infantil-Juvenil de Loulé interpreta danças e cantares do Concelho de Loulé, nomeadamente da zona serrana de Alte, a aldeia algarvia mais portuguesa, classificada nos primeiros lugares nos concursos das Aldeias Mais Portuguesas em 1938, data em que foram feitas as primeiras recolhas e se formou o Rancho-Mãe, considerado o mais genuíno do Algarve.

A idade dos seus componentes varia entre os 4 e os 12 anos. Dos 12 anos em diante formaram a tocata e o Coro. Os mais velhos fazem parte da Direção do Rancho.

Utilizam como instrumentos os ferrinhos, o acordeão, a pandeireta e as castanholas.

Usam trajes típicos da zona serrana algarvia que em tempos antigos eram envergados em festas, arraiais, casamentos e festas religiosas.

As danças mais características são o Corridinho, o Baile de Roda Mandado e os Bailes de Roda com a muito conhecida “Ti Anica de Loulé”.

O Rancho Folclórico Infantil-Juvenil de Loulé tem percorrido o País de Norte a Sul e algumas vezes deslocou-se a Espanha.

Foi agraciado, em 1997, com a Medalha Municipal de Mérito Grau de Prata, atribuída pela Câmara Municipal de Loulé.

O fundador do inicialmente denominado Rancho Infantil de Loulé foi Fernando Correia Soares, agraciado em 2011, a título póstumo, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze. Natural da Freguesia de Alte, Fernando Correia Soares, após ter frequentado o Seminário, aos 22 anos, decidiu não prosseguir a carreira eclesiástica e regressa à sua aldeia natal.

Aí inicia funções na companhia de Seguros “O Alentejo”. Cumpre o serviço militar e, em 1952, ruma a Moçambique, onde permaneceu até 1975, desempenhando vários cargos na administração pública. No seu regresso, vem viver para Loulé, onde começa a participar na Comissão de Festas do Carnaval.

Com currículo na área do Folclore, já que havia fundado um Rancho Folclórico em Moçambique, foi convidado para formar um Rancho Infantil em Loulé o qual surgiu em 1977.

Categorias:Quarteira