Loulé

Marcelo Rebelo de Sousa no lançamento da Creche e Pré-Escolar da ASCA, em Almancil

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, surpreendeu os almancilenses com uma aparição inesperada ontem, 19 de agosto, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do edifício da nova Creche/Pré-Escolar de Almancil, um projeto da ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil, financiado também pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Grupo IKEA.

Uma cerimónia que contou com a presença de inúmeras individualidades civis, militares e religiosas de Almancil, em particular e do Concelho de Loulé, em geral. Para além do anfitrião Hermes Alberto, presidente da ASCA e da sua equipa, destacamos o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo; os vereadores João Martins e Ana Machado; Fernando Caldas, em representação do Grupo Ikea, o presidente da Junta de Freguesia de Almancil, Joaquim Pinto; o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; o pároco de Almancil, padre Jorge Carvalho; o comandante da GNR de Loulé, Major Paulo Santos; o comandante dos Bombeiros Municipais de Loulé, Irlandino Santos; o Oficial de Ligação da Embaixada de Portugal em França com o Ministério da Administração Interna, Coronel Carlos Silva Gomes, entre muitos outros.

Localizado na Rua do Centro Comunitário, este estabelecimento de apoio à infância terá capacidade para receber 157 crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos. Irá integrar um berçário, uma sala parque equipada com brinquedos adequados para a estimulação sensorial e motora das crianças, copa de leites e fraldário; duas salas divididas entre idades (1-2 anos, 2-3 anos) e uma sala de atividades diversas. Já na área onde irá funcionar a pré-escola, existirão duas salas de atividades para crianças com idades entre 3 e 4 anos e duas salas para crianças com idades entre os 4 e os 5 anos de idade.

O espaço será complementado por um anfiteatro e diversas áreas de recreio exteriores e jardim reservados para as brincadeiras. As instalações ficarão totalmente equipadas e preparadas para receber crianças de Almancil e freguesias vizinhas, cujos pais e familiares necessitem deste apoio durante o dia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, este é mais um equipamento que vem reforçar a rede social e educativa do Concelho e que se reveste de especial importância numa freguesia com uma população jovem e em acelerado crescimento demográfico, mas também com muitas famílias de migrantes.

A obra terá um valor total de 1,5 milhões de euros.

Após a apresentação, os convidados foram brindados com um repasto confecionado pelas cozinheiras da ASCA e primorosamente preparado pelas alunas Cristiana Rodrigues, Emanuela Antwi Adams e Asidaa Gifty, com orientação do Prof. Carlos Franco, da área de Restaurante, Bar e Cozinha do Agrupamento de Escolas de Almancil.

Veja o vídeo AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé