Loulé

Noite Branca Loulé – Algarve 2017 voltou a ser um êxito

No último sábado do mês de agosto, dia 26, a Câmara Municipal de Loulé promoveu mais uma edição da festa oficial de encerramento da animação de verão na região algarvia: Noite Branca Loulé – Algarve.

O branco, obrigatório e transversal às várias manifestações que aqui têm lugar reservado – da música à animação de rua, da moda à pintura, do novo circo às artes plásticas – voltou a ser o mote para uma noite verdadeiramente mágica, que decorreu no coração da cidade de Loulé, com um programa cultural que pretendeu proporcionar momentos únicos de puro prazer para todos os que ali foram.

As ruas, largos e praças da cidade ganharam uma nova vida, vestidas de branco e com uma surpresa a cada esquina, apresentando performances em que, por vezes, os visitantes foram também protagonistas. Mais de duas centenas de artistas de rua deram alma e cor à festa, entre malabaristas, cuspidores de fogo, homens-estátua, palhaços, mágicos, músicos, ginastas ou bailarinos. A música Chill Out e eletrónica acompanhou toda a filosofia do evento e por todos os cantos deste centro urbano ecoaram os sons de DJs e bandas.

A aposta na dinamização do comércio é um dos pontos fulcrais da Noite Branca. As lojas estiveram abertas ao longo da noite, engalanadas de branco, com montras decoradas a rigor, e descontos nos seus produtos.

Considerando que o fator surpresa é uma das imagens de marca desta festa, a programação integral só foi divulgada no dia do evento. Uma das surpresas foi a atuação dos The Gift.

Refira-se que a notoriedade da Noite Branca Algarve, pioneira em Portugal, levou a que o modelo fosse replicado um pouco por todo o país.

Ao longo dos anos, a diferenciação e a inovação têm sido os principais fatores do sucesso da Noite Branca já que o público, desde os residentes aos turistas, vem em busca de um evento único, que lhes proporcione novas experiências. E essa inovação passa, fundamentalmente, pela vivência profunda da cidade que esta iniciativa possibilita, nomeadamente ao criar animação e espaços lúdicos em pontos-chave do centro urbano, estimulando um olhar mais atento de áreas por vezes esquecidas ou até desconhecidas.

Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé