AGENDA

Vilamoura adere à Semana Europeia da Mobilidade | 16 a 22 de setembro

A Inframoura associa-se à Câmara Municipal de Loulé para celebrar de 16 a 22 de setembro a Semana Europeia da Mobilidade 2017, efeméride ambiental assinalada no município com um conjunto de ações subordinadas ao call-to-action europeu “A Partilhar, Chegamos Mais Longe”.

A iniciativa dedicada à mobilidade sustentável – um dos pilares em que assenta a estratégia da Inframoura na gestão do território de Vilamoura e Vila Sol – é realizada anualmente em toda a Europa desde 2002 e conta com a participação e o apoio do Município de Loulé.

Este ano é incentivada a adesão dos cidadãos à mobilidade partilhada: “ao usar formas de transporte partilhadas podemos reduzir a nossa despesa e reduzir a nossa pegada ecológica e, o melhor de tudo, podemos conhecer novas pessoas e tornar a nossa viagem mais sociável”, lê-se no sítio da Semana Europeia da Mobilidade na Internet (www.mobilityweek.eu).

É neste sentido que a Câmara de Loulé e a empresa municipal Loulé Concelho Global, com o apoio da Inframoura e da Junta de Freguesia de Quarteira, está a desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Quarteira-Vilamoura, promovendo modos suaves de mobilidade urbana, nomeadamente a circulação pedonal e ciclável.

A aposta nos modos suaves de mobilidade passa pelo alargamento a outros núcleos residenciais de Vilamoura do sistema de bicicletas de uso partilhado, que em 2017 atingiu as 43 estações, disponibilizando um total de 348 postes de parqueamento.

Este e outros projetos de Vilamoura desenvolvidos no âmbito da mobilidade sustentável serão apresentados ao público por um representante da Inframoura, na 2.ª edição do Seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, que acontece dia 19, às 14h00, no Cineteatro Louletano.

 

O programa da Semana Europeia da Mobilidade inclui ainda um “PARK(ing) Day – Ocupa o teu lugar na cidade”, uma mostra de produtos e serviços de “mobilidade inteligente, modo de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais e sustentabilidade ambiental” que ocupará os lugares de estacionamento habitualmente preenchidos pelos nossos automóveis. A ação decorrerá dia 22, a partir das 18h00, na Praça da República, em Loulé, com o envolvimento da Inframoura na distribuição de informação e oferta de brindes no local.

Categorias:AGENDA, Loulé, Quarteira