Quarteira

Semana do Polvo 2017 em Quarteira | Concurso de Receitas já tem vencedores

Começou este sábado, 30 de setembro, a Semana do Polvo 2017. Dezenas de restaurantes da freguesia de Quarteira confecionam propostas bem ousadas à base de polvo. Ao fim da manhã de hoje, teve lugar o Concurso de Receitas de Polvo, na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.

O concurso contou com a participação de vários concorrentes, cujos pratos foram avaliados pelo seguinte júri: João Guerreiro, Presidente da AEQV – Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura; Teresa Estêvão Pedro, Presidente da Docapesca; Carlos Carmo, em representação do presidente da Câmara Municipal de Loulé; Fátima Catarina, Presidente da Inframoura; André Rodrigues, professor e formador; Alberto Afonso, empresário.

CLASSIFICAÇÃO

1.º lugar – Paulo Jorge

2.º lugar – Alexsandro Machado

3.º lugar – Rui Bernardo

O autor da receita vencedora recebeu um cheque no valor de 150.00 Euros.

João Guerreiro disse que o objetivo desta iniciativa “é promover uma das iguarias da nossa freguesia com um cariz o mais popular possível. A Associação de Empresários procura criar elementos que ajudem a tornar este destino turístico Quarteira-Vilamoura e, talvez, no futuro, o Concelho de Loulé, como um destino gastronómico de excelência com produtos tipicamente locais e muito arreigado à natureza. Temos um oceano muito bem preservado, com o melhor peixe do mundo e, naturalmente, com o melhor polvo do mundo. Temos de saber cativar os turistas que nos visitam para que se sintam cá bem e com uma boa oferta gastronómica para que voltem e publicitem para que outros venham também. Esperamos também que o peixe vendido na lota sofra uma melhoria significativa no seu preço”, agradecendo “aos parceiros desta iniciativa: a Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Docapesca – Portos e Lotas S.A, Inframoura, Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, Armalgarve Polvo, Hotel Vila Galé do Grupo Carlos Silva, Gelgarve, Região Sul, Total FM e Barlavento, embora aqui só esteja o Região Sul”.

Segundo Teresa Estêvão Pedro, a Docapesca está aqui, como esteve no ano passado, porque este é o tipo de ações que permitem valorizar o nosso pescado e acrescentar valor ao polvo, como é o caso. A Docapesca realiza a primeira de venda do pescado fresco e o polvo comprado em lota é um polvo que reúne todas as condições porque mantém a cadeia de frio e, do ponto de vista alimentar, é um produto de excelente qualidade. Tentamos manter nos portos as infraestruturas nas melhores condições possíveis. Aqui, em Quarteira, lançámos o concurso para a nova vedação, estamos a trabalhar num novo estendal de redes e não posso deixar de salientar o excelente relacionamento que temos mantido com a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira. Da nossa parte, a AEQV e a Armalgarve Polvo terão sempre o nosso apoio em todo o tipo de iniciativas que valorizem o nosso pescado porque, de facto, o pescado português é o melhor do mundo”.

Carlos Carmo agradeceu à AEQV em nome do presidente da câmara para dizer que esta iniciativa teve desde logo o acolhimento favorável da parte da Câmara Municipal porque esta é uma forma de promover a nossa terra e um produto identitário desta freguesia. Temos aqui uma grande panóplia de restaurantes aderentes e essa é uma boa forma de dinamizarmos a nossa economia e mostrarmos a nossa excelente gastronomia a quem nos visita. A Câmara Municipal tem estado sempre presente na tentativa de resolver os constrangimentos que vão surgindo no nosso porto de pesca e, por outro lado, esteve, está e estará sempre disponível para todo o tipo de colaboração”.

Visite Quarteira, saboreie uma das receitas com Polvo num dos restaurantes aderentes e de seguida visite a Exposição de Esculturas realizadas pelas alunas da Academia do Saber de Quarteira, patente na Marina de Vilamoura e a Exposição de Fotografias pelas alunas do 12.º ano da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, patentes na Rua Vasco da Gama.

Conheça todo o programa AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira