AGENDA

Escolas de cães promovem troféus de desporto canino em Quarteira | 7 e 8 de outubro

Algarve vive fim-de-semana dedicado ao desporto canino

No âmbito das comemorações do dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, que as associações de treino canino Iron Dog Algarve e Elite Unidade Canina de Defesa Pessoal organizam um fim-de-semana dedicado ao desporto canino e promovem dois eventos: um no sotavento e outro no barlavento algarvio. No total irão entrar em prova e serem testados 17 exemplares caninos de várias raças: pastores belgas, pastores alemães, boxers, dálmatas, cane corso e até rafeiros!

O «1.º Troféu de TS/BH Elite DP K9», o primeiro evento de RCI organizado pela associação de Tavira e Vila Real de Santo António decorre no próximo sábado, dia 7 de outubro, nas instalações da escola Iron Dog Algarve, em Quarteira. As provas de socialização (TS) e obediência básica (BH) terão início pelas 9 horas.

O teste de sociabilidade (TS) consiste numa prova composta por um conjunto de exercícios que pretendem aferir o bom temperamento e carácter de um cão, bem como a sua capacidade para viver em sociedade. Esta prova de aptidão é reconhecida pelo CPC, entidade máxima da canicultura em Portugal. Já o teste de BH (Begleithund) consiste num exame internacional onde se privilegia, acima de tudo, o controle do condutor sobre o seu cão, através da execução de um conjunto de exercícios de obediência bem como a sua sociabilização através de interações com pessoas e outros cães.

No domingo, dia 8 de outubro, pelas 9 horas, o «1.º Troféu de Mondioring Iron Dog Algarve» realiza-se nas instalações do Hotel do Cão, em Portimão. O tema da prova será «a vida no campo» com um espetacular cenário bucólico montado que servirá para testar os exemplares com exercícios de obediência, saltos, defesa e superação de diversos obstáculos que atestam a robustez, coragem e equilíbrio dos animais em prova.

A organização sublinha que “é muito importante promover e realizar este tipo de provas na região para que haja cada vez mais uma cultura de treino canino e para elevar o nível da competição”.

Ambas as provas são reconhecidas pelo Clube Português de Canicultura e regem-se pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacional (FCI). Serão ajuizadas pelo juiz italiano Paolo Picariello e contam com o apoio e supervisão do médico veterinário Bruno Silva das Clinicas Veterinárias de Vilamoura e de Boliqueime.
A entrada é livre. Para mais informações contactar 966092964 ou visitar as páginas www.facebook.com/irondogalgarve ou https://www.facebook.com/elitedpk9.

Categorias:AGENDA, Quarteira