Quarteira

Flanders Recorder Quartet na Igreja N.ª Sr.ª da Conceição, em Quarteira

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, registou casa cheia ontem à noite para o concerto do Flanders Recorder Quartet.

O grupo é oriundo da cidade de Leuven, na Bélgica. É formado pelos músicos Bart Spanhove, Paul van Loey, Joris van Goethem e Tom Beets.

O quarteto de flautas belga regressou este ano a Portugal e pela última vez. Esta é a digressão em que se despede dos palcos, após 30 anos de atividade.

Este concerto, intitulado “The Final Chapter” (O Último Capítulo), promovido pela Câmara Municipal de Loulé, aconteceu no âmbito da XVX edição do ciclo Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado.

Mais sobre os Encontros de Música Antiga de Loulé

Nasceram em 1999, pelas mãos do professor Francisco Rosado, que desenvolveu e dinamizou este evento, cujo principal objetivo é levar às igrejas do concelho grupos e solistas especializados na música entre a Idade Média e o início do período clássico.

Ao longo de 17 edições, Francisco Rosado trouxe ao panorama musical algarvio uma enorme diversidade de agrupamentos especializados em Música Antiga e preocupados com interpretações historicamente informadas, tanto a nível da música vocal como da instrumental.

Paralelamente aos concertos, os Encontros de Música Antiga de Loulé têm integrado também uma componente pedagógica, que, através de workshops, masterclasses e seminários temáticos, permitem ao público aprender mais sobre este género musical.

Esta herança deixada pelo professor Francisco Rosado, falecido em 2015, segue a mesma orientação, baseando-se na performance historicamente informada e com instrumentos da época.

O ciclo, agora intitulado Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado, constitui um dos raros exemplos de iniciativa cultural nacional exclusivamente dedicada à música da Idade Média aos finais do século XVIII. Tem tido uma atividade ininterrupta desde 1999 até aos nossos dias e tem-se afirmado como um dos eventos de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira