Quarteira

Quarteira EcoLab – Laboratório Vivo para a descarbonização apresentado à comunidade local

A Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira promoveram ontem, dia 17 de outubro, no Centro Autárquico de Quarteira, uma sessão de apresentação à comunidade do projeto Quarteira EcoLab, durante a qual os interessados tiveram a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

A criação de um Laboratório Vivo para Descarbonização é uma iniciativa para a diminuição de emissões poluentes.

Neste contexto, o Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, desafiou os municípios portugueses a implementarem Laboratórios Vivos para a Descarbonização (LVpD), uma iniciativa que pretende fomentar a descarbonização das cidades, através de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, e contribuindo para criar cidades inovadoras, sustentáveis e inclusivas, que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Quarteira foi uma das 12 cidades escolhidas para acolher um destes laboratórios, juntamente com Almada, Seixal, Águeda, Matosinhos, Figueira da Foz, Maia, Évora, Mafra, Alenquer, Barcelos e Braga.

Neste âmbito, e decorrente da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC de Loulé), o Município de Loulé apresentou uma candidatura ao referido programa do Fundo Ambiental, tendo sido um dos 12 municípios escolhidos para desenvolverem o plano de implementação do seu LVpD, o Quarteira EcoLab.

O Município de Loulé definiu como área de intervenção para o Quarteira EcoLab, a extensão urbana localizada entre a rotunda do Polvo da Avenida Dr. Carlos Mota Pinto e a rotunda do Terminal Rodoviário da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro.

O Quarteira EcoLab é um projeto que pretende promover uma cidade mais resiliente, acessível, conectada e participada, pelo que o Município de Loulé, no atual momento de construção do plano de implementação do Quarteira EcoLab, conta com o envolvimento, participação e contributo de todos, nomeadamente moradores, comerciantes, visitantes e demais utilizadores daquele espaço urbano.

O período para implementação das propostas inicia-se neste mês de outubro e terá uma duração de 10 meses.

Os questionários podem ser respondidos em papel, na Junta de Freguesia de Quarteira, ou online, através dos links https://goo.gl/ix7gtF (para quem reside, trabalha ou estuda na área do Quarteira EcoLab) ou https://goo.gl/21ytah (para quem tem um estabelecimento de comércio ou serviços na área do Quarteira EcoLab). Para responder às perguntas sobre o consumo de eletricidade, água e gás, é necessário que os munícipes tenham consigo a sua fatura anual ou as faturas que incluam a primeira quinzena dos meses de janeiro, abril e agosto.

É possível ainda enviar ideias e sugestões para loule.adapta@cm-loule.pt.

Saiba mais sobre os Laboratórios Vivos para a Descarbonização AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira