Quarteira

Leonor Brites inaugura exposição “De África à Europa” em Quarteira

Inaugurou este sábado, 21 de outubro, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a Exposição “De África à Europa”, de Leonor Brites.

A inauguração contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Heloísa Madeira.

Natural de Moçambique, Leonor Brites veio para Portugal com 31 anos. Frequentou o curso de Desenho e Pintura do Centro de Ensino Álvaro Torrão, nos anos 60, tendo desenvolvido desde então a qualidade de pintar aliada a uma ousadia e tenacidade fundamentais, que se aperfeiçoam com os dias e as experiências.

Leonor Brites apresenta no seu curriculum várias exposições desde 1987, ano em que mostrou pela primeira vez ao público os seus trabalhos. Nessa altura os seus quadros eram quentes como África, onde o fogo do vermelho e amarelo, davam suporte à figura indígena e fisionómica africana, pintada numa fusão de estilo entre o abstrato e o clássico, exprimindo por vezes situações de proteção maternal, outras retratando o dia-a-dia primitivo, cheio de crenças e valores.

Trinta anos passados, a sua pintura evoluiu para o tom temperado da Europa, sem alterar no entanto, as raízes antropológicas expressas nas suas obras

A Exposição pode ser visitada até 25 de novembro, no seguinte horário: de terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h30 e das 15h00 às 18h00.

A entrada é livre.

Categorias:Quarteira