AGENDA

Escola de Biodanza SRT e Associação de Professores de Matemática do Algarve juntam-se por mudança de paradigmas | 17 de novembro

  • Facilitadores de Biodanza e Professores de Matemática juntos por uma mudança de paradigma
  • Promover inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a conexão com todas as áreas da vida
  • Iniciativa enquadra-se na atual proposta de flexibilização curricular do Ministério da Educação
  • A integração entre a Matemática e a Dança abre campo para novas abordagens na transformação criativa do conhecimento em sabedoria
  • Iniciativa gratuita – (acreditação para os grupos 100, 110, 230, 500) – e a participação é limitada a 60 participantes

A Escola de Biodanza SRT do Algarve e o Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática juntam-se no próximo dia 17 de Novembro, das 16h às 19h, na Biblioteca Municipal de Olhão para co construir caminhos de mudança de paradigmas no ensino da Matemática. Esta iniciativa subordinada ao tema: “Identidade, Padrões e sequências na evolução: a matemática encontra a biodanza” enquadra-se na atual proposta de flexibilização curricular do Ministério da Educação e visa promover a conexão com todas as áreas da vida, assim como a pluralidade de saberes e fazeres (teoria e praxis), através da integração da Matemática com a Biodanza®.

As duas instituições pretendem potenciar o “olhar integral” sobre a educação através de ferramentas que ajudem os educadores/professores no seu processo de facilitação de múltiplas aprendizagens e promover a inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a conexão com todas as áreas da vida. A ação será composta por três momentos (introdução teórica, prática e partilha) em que, através da dança (movimento pleno de sentido), se convida, de forma vivencial, a contactar não só com padrões e sequências mas também com a mudança. Esses mesmos padrões, sequências e mudanças que garantem a vida e a sua evolução. A integração entre a Matemática e a Dança abre campo para novas descobertas que ligam, integram e assimilam o conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

Estabelecer ligações entre a aprendizagem e a aplicação

Esta abordagem multidisciplinar, de mão dada com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, expande as possibilidades de transmissão e aprendizagem de conteúdos mais teóricos e abstratos, como é o caso da matemática.

A Biodanza, sendo um sistema de desenvolvimento humano assente nas ciências da vida, entre outras valências, aponta a integração e expressão da identidade, criando condições para a conexão consigo mesmo, com o outro e com a totalidade. Etimologicamente significando “a dança da vida” (Bio, Vida; Danza, Dança) é uma ferramenta de imensa riqueza na persecução destas diretivas.

Matemático, etimologicamente, deriva do grego mathematikós que significa “o apreciador de conhecimento”. Como apontaria Nietzsche, o movimento é essencial à transmutação de conhecimento em sabedoria. A dança tem, assim, o potencial de levar o apreciador de conhecimento (matemático) na direção da sabedoria.

A vida assenta em padrões e sequências que garantem a sua integridade e harmonia orgânica, assim como a sua evolução. Usamos o termo padrão em matemática quando pretendemos procurar ordem ou estrutura (regularidade, repetição e simetria).

A ideia fundamental num padrão envolve repetição e mudança. Identificamos padrões naquilo que vemos, sentimos, expressamos ou imaginamos que possa acontecer tendo esta perceção uma importância significativa na descoberta de conceitos, propriedades e resolução de problemas em matemática.

Aprendemos, em geral, com maior facilidade, aquilo que usamos (Marco Moriconi). É comum, no caso da matemática, a dificuldade de estabelecer uma ligação entre aprendizagem e aplicação. A corporeidade e criatividade que a Biodanza agrega oferece recursos para essa apreensão. A matemática, o movimento, a dança e a música são linguagens. Tal como a dança, com seus passos e perceção espácio-temporal, a música tem ritmos, melodias, tempos, durações e prolepses que dão corporeidade aos conceitos, nomeadamente no tocante a padrões e sequências.

A iniciativa é gratuita, com acreditação para os grupos 100, 110, 230, 500 e a participação é limitada a 60 participantes. As inscrições encerram quando for atingido o número limite de participantes. Diretores da Escola de Biodanza SRT do Algarve: Irene Franco e José Neves, Formadores da Associação de Professores de Matemática: Conceição Santos, Sandra Nobre e Susana Fernandes.

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/mVVJCRYW8tAJjUoO2

Categorias:AGENDA, Olhão