AGENDA

Dia Mundial da DPOC – Espirometrias gratuitas nas Farmácias do Algarve | 2 a 17 de novembro

Sabe o tamanho dos Seus Pulmões? Faça uma espirometria

No âmbito do Dia Mundial da DPOC, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), em parceria com as Farmácias Holon do Algarve, promovem, de 2 a 17 de novembro, espirometrias gratuitas. A iniciativa tem como objetivo a deteção precoce de uma doença que afeta 800 mil portugueses.

“A campanha de sensibilização ´Sabe o tamanho dos Seus Pulmões? ´ resulta de um compromisso entre a Fundação Portuguesa do Pulmão e as Farmácias Holon, para o desenvolvimento da saúde respiratória em Portugal, ao nível da qualidade, acessibilidade e equidade dos cuidados, diagnóstico e tratamento.

É intuito da Fundação desenvolver um programa de formação junto dos doentes respiratórios e seus familiares, bem como junto dos profissionais de saúde.

Esta parceria capacita, ainda mais, os farmacêuticos em todo o país a reduzir o hábito tabágico. Iremos trabalhar em conjunto para detetar os casos de DPOC, garantir uma melhor qualidade de vida e gestão da doença respiratória no nosso país”, explica José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

“As Farmácias Holon e a Fundação Portuguesa do Pulmão defendem a prevenção de uma doença que se anuncia como a 3º causa de morte em 2020. Esta colaboração procura alcançar dois grandes objetivos: a formação dos nossos farmacêuticos e a sensibilização para uma doença que afeta 800 mil portugueses e que, mesmo assim, ainda está subdiagnosticada e subtratada”, refere Mariana Rosa, Coordenadora de Projetos e Serviços das Farmácias Holon.

Assinalando o DIA MUNDIAL DA DPOC (15 de novembro), vamos consciencializar a população para a importância da realização da espirometria. É um teste simples, que não dói e que mede a obstrução das vias aéreas e a capacidade respiratória”, conclui Mariana Rosa.

Objetivos da Campanha:

– Capacitação das equipas das farmácias para a disponibilização de um serviço diferenciado e de valor acrescentado;

– Auxiliar na identificação de pessoas em risco de desenvolver DPOC;

– Promover o acesso a espirometrias, como meio de identificação e diagnóstico de pessoas com DPOC;

– Promover a saúde e o bem-estar da pessoa com DPOC.

Farmácias Holon de Faro

FARMÁCIA SOUSA – TAVIRA – FARO 02-Nov
FARMÁCIA SOARES – MONCARAPACHO – OLHÃO 03-Nov
FARMÁCIA HOLON OLHÃO – OLHÃO 06-Nov
FARMÁCIA NOBRE SOUSA – OLHÃO 07-Nov
FARMACIA AMOREIRA – FARO 08-Nov
FARMÁCIA HELENA – FARO 09-Nov
FARMÁCIA PINTO – LOULÉ 10-Nov
FARMÁCIA ALGARVE – MESSINES – SILVES 13-Nov
FARMÁCIA ALVES DE SOUSA – ALBUFEIRA 14-Nov
FARMÁCIA HOLON ALBUFEIRA – ALBUFEIRA 15-Nov
FARMÁCIA PAULA SANTOS – SILVES 16-Nov
FARMÁCIA LAGOA – LAGOA 17-Nov

Categorias:AGENDA, Algarve, Saúde