AGENDA

Concerto com Ecos de Coimbra nas comemorações do Dia da Freguesia de São Clemente (Loulé) | 25 de novembro

Integrado nas comemorações do Aniversário da Freguesia de São Clemente, o grupo Ecos de Coimbra apresenta um concerto no próximo sábado, 25 de novembro, pelas 21h00, na Igreja Matriz de Loulé.

O grupo, originário da região algarvia e que conta com cerca de 25 anos de existência, é composto por seis elementos: José Maria Oliveira e Orlando Almeida na guitarra portuguesa, Maurício Monteiro na guitarra clássica, António Vinagre, Joaquim Rogério e Luis Filipe nas vozes. Apresenta um repertório de Fados de Coimbra, Música de Coimbra e Canção Coimbrã.

Este espetáculo é de entrada livre.

Foi na Igreja Matriz de Loulé que teve origem a Freguesia de São Clemente, no século XIII (23 de novembro de 1249), após a conquista do castelo aos mouros, por D. Paio Peres Coreia. Na altura a atual igreja era uma mesquita.

São Clemente é a segunda freguesia do Concelho de Loulé com mais população. A sua área compreende à volta de dois terços da cidade de Loulé. Por isso, falar da Freguesia de S. Clemente significa, inevitavelmente, referir-nos à área urbana de Loulé.

Desde o Monumento erigido em homenagem ao Eng.º Duarte Pacheco até ao Mercado Municipal e aos Paços do Concelho, bem como, toda a zona histórica da cidade; desde o Castelo, passando pela Igreja Matriz até ao Convento da Graça e terminando no Estádio Municipal, os monumentos de São Clemente constituem um cartaz no roteiro de Loulé.

É também na Freguesia de São Clemente que decorrem muitos dos eventos louletanos, com destaque para o Carnaval de Loulé, em plena Avenida José da Costa Mealha.

Ecos de Coimbra

Categories: AGENDA, Loulé