Consumidor

“A minha ligação de dados móveis para aceder à Net é de má qualidade. Como faço para aceder à vossa aplicação e partilhar os dados?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

 

A DECO INFORMA…

A QualRede é uma aplicação gratuita e colaborativa, ou seja, a sua eficiência aumenta com a quantidade de pessoas que a utiliza. Cada consumidor decide quando e onde realiza um teste à rede. A aplicação regista, de forma anónima, os resultados de teste, o local e o tipo de ligação utilizado: 2G/EDGE, 3G, 3G + ou 4G.

A aplicação QualRede utiliza uma abordagem diferente da usada nos testes de velocidade convencionais, dado que simula a experiência real do utilizador através de um cenário que integra vários testes – download, upload e latência, qualidade à navegação na web e streaming do YouTube – chamado “Teste completo”.

Estes dados são utilizados para atualizar um mapa interativo, que mostra o nível de qualidade das redes móveis, em Portugal.

Segundo o nosso mapa, há áreas com uma cobertura forte e velocidade razoável, em regra, as zonas urbanas, de onde provêm a maioria das medições, mas há outras onde quase não existe banda larga móvel.

Para aumentar os resultados, apelamos aos consumidores que vivam ou viajem para esses locais que usem a aplicação QualRede para realizar medições, caso utilizem a operadora que disponibiliza a cobertura.

Para tal, basta realizar o “Teste Completo” à operadora móvel, na altura e nos locais que mais lhe convier. Só a contribuição de um grande número de utilizadores irá permitir obter dados completos e fiáveis sobre a qualidade das redes móveis, em Portugal. Esses dados, permitem descobrir a melhor operadora tanto em termos nacionais como locais, bem como identificar os pontos fortes e fracos.

Além do “Teste Completo”, é possível selecionar o “Teste de Velocidade”, mais rápido de executar, que avalia apenas a velocidade de download/upload e a latência da rede móvel da operadora.

Com estes resultados, pretendemos fornecer informação isenta e agir contra casos de qualidade deficiente do serviço ou publicidade enganosa.

Categorias:Consumidor