Quarteira

Comunidade italiana em Quarteira reconhecida pela integração oferece almoço tradicional

A comunidade italiana a residir em Quarteira manifestou o seu reconhecimento às entidades que mais contribuíram para a sua plena integração: Junta de Freguesia de Quarteira, Academia do Saber, As-cq de Quarteira, pólo da Biblioteca Municipal em Quarteira e alguns particulares.

O reconhecimento foi materializado na forma de um almoço com gastronomia tradicional italiana de todas as regiões de Itália.

O almoço teve lugar no Centro de Apoio à Criança de Quarteira, onde foi confecionado, e contou com a presença de cerca de meia centena de cidadãos italianos residentes em Quarteira e frequentadores do módulo Português para Italianos, da Academia do Saber, e representantes das entidades agraciadas.

Dirigindo-se à comunidade italiana, o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, considerou: “A Europa é uma mistura de culturas, Quarteira é uma mistura de culturas e vocês trouxeram aqui mais alegria porque, para nós, tem sido muito gratificante vermos que conseguimos agilizar a vossa entrada aqui em Quarteira e quero que saibam que podem contar connosco para tudo. Obrigado por terem vindo para Quarteira, por andarem pelas ruas e por fazerem parte da nossa sociedade. Ficámos muito contentes quando chegaram e hoje é um dia muito especial. Portanto, quero que saibam que estamos aqui sempre disponíveis para vos ajudar naquilo que for preciso porque vocês já são quarteirenses”.

Em declarações ao PlanetAlgarve, Telmo Pinto disse que “isto inicia-se com aquele projeto que temos, a Academia do Saber, dentro do qual começámos a perceber a dinâmica de estrangeiros que temos a viver na freguesia. Os italianos são já uma comunidade muito grande e integraram-se muito bem. São pessoas que vêm viver para a nossa cidade e querem experimentar tudo aquilo que é nosso e integram-se. Vivem plenamente o dia-a-dia da cidade ao nosso lado e isso é muito importante porque traz para a cidade uma dinâmica completamente diferente daquilo a que estávamos habituados. Iso que aconteceu aqui hoje foi um evento que eles propuseram. Foram eles que quiseram oferecer um almoço da gastronomia típica de Itália, desde o sul ao norte. Da nossa parte, apenas agilizámos o processo, conseguimos fazer com que tivessem aqui um espaço porque depois temos aqui várias dinâmicas que são as dinâmicas que temos com as associações e outras instituições que leva a que se agilizem todos estes processos. Portanto, no fundo, foi um reconhecimento pela integração da comunidade italiana em Quarteira, que é já muito grande, que leva a que eles queiram interagir connosco desta maneira. Foi o reconhecimento às entidades que mais contribuíram para a sua integração, a junta de freguesia, a Academia do Saber e o pólo da Biblioteca Municipal em Quarteira mas também algumas pessoas dispersas que eles conhecem e com quem se dão bem e ainda outras que não puderam vir. No fundo, pessoas que contribuíram para a sua integração. Eles frequentam as piscinas, participam nas caminhadas, vão nas excursões e tudo isso contribui para a integração das comunidades estrangeiras na cidade”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira