AGENDA

Nova Orquestra Futurista do Porto no Festival Som Riscado – Loulé, em estreia no Algarve

O concerto visual “Autópsia de um Futurismo Português”, uma criação da Nova Orquestra Futurista do Porto (N.O.F.P.), terá lugar no Cine-Teatro Louletano, pelas 21h30, naquele que é o segundo dia do Som Riscado, o Festival de Música e Imagem de Loulé. Será a estreia absoluta na região algarvia deste reconhecido coletivo artístico portuense composto por prestigiados músicos nacionais nas áreas experimental e improvisada.

Para aliar a sonoridade instrumental à palavra dita (poética), e dado que o concerto incide sobre a temática do Futurismo português e das suas principais linhas estéticas numa ótica de desconstrução e releitura artísticas, o espetáculo conta com a participação especial do prestigiado ator, sediado no Algarve, Vítor Correia. Haverá igualmente uma dimensão visual forte no concerto através do recurso ao vídeo.

A Nova Orquestra Futurista do Porto promete salientar o ato libertário da utilização de todos os sons em contextos musicais. O seu instrumentário inclui uma panóplia de objetos do quotidiano como utensílios de cozinha, brinquedos, mecanismos avariados e circuitos elétricos modificados, salientando assim a importância da utilização de fontes sonoras não convencionais para a constante redescoberta de novas linguagens musicais.

Também no dia 5 de abril, quinta-feira, pelas 18h30, na Casa da Cultura de Loulé (CECAL – Parque Municipal), inaugura a instalação interativa “Non Human Device #4”, uma encomenda do Cine-Teatro a Boris Chimp 504.

A entrada no concerto visual da Nova Orquestra tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis, dirigindo-se ao público em geral e com a duração aproximada de 60 minutos. O passe para os cinco dias de festival tem o valor promocional de 15 euros.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

Nova Orquestra Futurista do Porto

Categories: AGENDA, Loulé