Algarve

PSD questiona Governo sobre poluição na Ribeira do Vascão

O PSD questionou hoje o Ministro do Ambiente sobre a situação de escorrência de lixiviados do aterro sanitário do Sotavento Algarvio e consequente poluição da Ribeira do Vascão.

Esta ocorrência de lixiviados ocorre há duas semanas, sendo a poluição da ribeira visível a olho nu, com as águas de escorrência a configurarem um atentado ambiental. Nos últimos dias, o lençol de água poluída estendia-se até ao sítio da Fornalha, a cerca de três quilómetros de distância do aterro.

José Carlos Barros e Cristóvão Norte, deputados do PSD eleitos pelo Algarve, querem saber se a situação é do conhecimento do Ministério do Ambiente e que ações foram ou estão a ser desenvolvidas no sentido da resolução dos problemas identificados, para além de solicitarem informação sobre as avaliações ou ações inspetivas que tenham sido realizadas pelo Ministério do Ambiente com vista à garantia de bom desempenho ambiental associado ao funcionamento e exploração do aterro sanitário.

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve

Com nasceste na Serra do Caldeirão, esta ribeira com 77 km de extensão delimita parte da fronteira entre o Alentejo e o Algarve, indo desaguar alguns quilómetros a norte de Alcoutim, no Rio Guadiana. Nas suas águas existem bogas, lampreias, bordalos, barbos, percas, etc.

Categories: Algarve