Dezenas de movimentos de defesa do Ambiente e outras associações de vários âmbitos, representantes de milhares de cidadãos portugueses preocupados e indignados, convocam uma concentração de protesto em frente ao Ministério do Ambiente, esta quinta-feira, dia 24 de maio, pelas 17:00.
Vamos mobilizar-nos à porta do Ministério para demonstrar o nosso descontentamento, entregando ao Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, uma carta aberta assinada por mais de 30 entidades que enumera as razões por que somos contra a realização do “furo de Aljezur”. Somos ainda frontalmente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de isentar o furo de prospeção de Aljezur de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Exigimos responsabilidade política, nas pessoas do Ministro do Ambiente e do Presidente da APA, e que se averiguem as verdadeiras razões que levaram à não anulação legítima dos contratos para prospeção e produção de petróleo e gás.
A não sujeição a procedimento de AIA é uma decisão indigna, irresponsável e inadmissível num Estado democrático e contraria as recomendações da Assembleia da Republica, das Associações de Municípios do Algarve e Alentejo Litoral, das respetivas autarquias locais (Câmaras, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia), das associações e movimentos ambientalistas, de associações e entidades de turismo e de empresários, e de todos os cidadãos que, heroicamente, têm resistido a este atentado ambiental que nos querem impor!
Por tudo isto, chamamos à ação todos os cidadãos que se preocupam verdadeiramente com o futuro das regiões do Algarve e Alentejo Litoral e com a gestão ambiental danosa, lesiva do interesse público, a que temos visto o nosso país ser sujeito!
Os subscritores,
Alentejo Litoral pelo Ambiente
Aldeia
Almargem
A Rocha
APECE – Associação Portuguesa para o Estudo dos Elasmobrânquios
ASMAA – Algarve Surf and Marine Activities Association
Birdland
Climáximo
Coletivo Clima
Fórum de Ambiente do Litoral Alentejano
Linha Vermelha
Futuro Limpo
GlocalFaro
GEOTA – Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente
MALP – Movimento Algarve Livre de Petróleo
New Loops
Preservar Aljezur
OceanCare
LPN – Liga para a Protecção da Natureza
OMA – Observatório Marítimo dos Açores
Peniche Livre de Petróleo
PALP – Plataforma Algarve Livre de Petróleo
RIAS
Save the Waves Coalition
Sciaena
SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Sun Concept
Surfrider Foundation
Stop Fracking Vila do Bispo
Tavira em Transição
WWF/ANP
ZERO