Consumidor

Restaurante Raízes, cozinha saudável, vegetariana e vegan em Quarteira

Inaugurado no dia 13 de maio de 2017, o Restaurante Raízes, na Rua do Leste (junto ao Calçadão Nascente), em Quarteira, revelou-se uma aposta ganha. É indicado para quem opta por comer saudável e com prazer, aliando o vegan ao vegetariano mas apresentando também um prato de peixe e de carne.

O Raízes nasceu pelas mãos de Paula Dores Oliveira, segundo a qual, em declarações ao PlanetAlgarve, “esta ideia já era um sonho meu de muito tempo. Sou vegetariana já há 20 anos e sempre pensei em dar a conhecer às pessoas uma alimentação saudável”, adiantando que a aceitação “tem sido muito boa. As pessoas têm aderido e gostado, saindo daqui satisfeitos, que é o principal”.

Para quem ainda não conhece, Paula Dores deixa uma mensagem: “Venham provar para formularem a vossa própria opinião. Depois de voltarem, de certeza que vão voltar, que é o que tem acontecido”.

A casa tem um staff composto por 7 elementos, todos femininos, e Paula Dores sustenta que “Quarteira precisava de uma casa destas porque nós somos aquilo que comemos, pelo que a alimentação é o principal para a saúde, para a qualidade de vida e a alimentação vegetariana dá muita energia às pessoas. Mas aqui não basta ser vegetariana, a nossa é à base de produtos biológicos, vegans e saudáveis”.

Assim sendo, “nós temos o menu vegan e agora temos outro com a batata doce, o hambúrguer, a enchilada e outros produtos todos muito bons. É difícil escolher. Agora para o verão, temos um menu diferente, a iniciar em junho, com coisas mais frescas”.

Por outro lado, “para as pessoas que ainda não se renderam à alimentação vegetariana, temos sempre a opção peixe ou carnes saudáveis como o peru e o frango, alternando diariamente”.

Outra proposta é o brunch, “todos os sábados, entre o meio-dia e as cinco com o menu vegan, sem glúten, bio, portanto, obviamente saudável. Temos tudo à disposição, as pessoas vão escolhendo, levam para a mesa, acompanhando com os sumos naturais, os chás e as sobremesas, que são saudáveis, sem açúcares refinados, com açúcares de coco e vegans”.

A casa dispensa também um cuidado especial aos animais: “Temos sempre lá fora uma comidinha e aguinha para os animais dos nossos clientes mas também para os que vão passando por aqui, incluindo pássaros e mesmo gaivotas. Enfim, é um espaço aberto”.

Um espaço onde poderá desfrutar da sua refeição. À sua disposição, tem disponíveis as melhores saladas, sumos, refeições principais (carne, peixe, vegan e vegetariano), snacks, tudo feito no próprio dia e também disponível para take away.

O Restaurante Raízes fica localizado na Rua do Leste, Edifício Anglo Atlântico, Bloco C, loja 23 B, em Quarteira, na segunda linha de praia, junto ao calçadão nascente.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Pedro Monteiro /PlanetAlgarve