Inaugura no próximo 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a Feira de Verão de Quarteira, evento que até ao final do mês de setembro irá dar uma nova vida à zona envolvente ao Jardim Filipe Jonas, no centro da cidade. No dia em que esta incitativa abre as portas ao público, o “eterno” Avô Cantigas vai dar um espetáculo dirigido sobretudo aos mais novos.
Durante o verão, cerca de uma centena de expositores de artesanato e produtos agroalimentares, roulotes de street food, carrosséis e um programa de animação e entretenimento diário levará uma nova dinâmica ao espaço do Jardim Filipe Jonas.
A música vai estar em destaque nestes quatro meses de intensa animação; do fado ao folclore, da música ligeira portuguesa ao hip-hop, serão vários os concertos que terão lugar no palco instalado no recinto. A cantora Áurea junta-se ao quarteirense Bertílio Santos no dia de 22 junho, enquanto que a Orquestra de Jazz do Algarve leva um repertório de luxo a este certame (14 de agosto e 1 de setembro). O fadista César Matoso e o guitarrista Ricardo Martins associam-se a este programa, bem como o projeto Eu sou Quarteira de Dino d’Santiago, entre muitos artistas que por aqui vão passar.
Este ano, a Feira do Livro e do Artesanato de Quarteira também se realizará neste espaço, em agosto como é habitual, com a presença de várias editoras e livreiros, mas também com expositores com o que de melhor há para oferecer em termos de artesanato nacional. Destaque ainda para a Fest’África, com muita música e cultura dos PALOP, o Vaivém Oceanário e a Exposição de Lego, constituída por 5 milhões de peças, com a construção da maior cidade candidata ao recorde do mundo.
O certame funciona todos os dias, das 19h30 à 01h00. A entrada é livre.
No âmbito de uma estratégia de qualificação do espaço público, os habitantes e os milhares de visitantes da cidade de Quarteira poderão, assim, fruir de uma nova centralidade.