Quarteira

José Malhoa no 4.º dia dos Petiscos do Pescador: «Quarteira vai ficar para sempre no meu coração»

Este ano, a tradição piscatória da cidade de Quarteira foi assinalada ao longo de 4 dias de festa, entre 31 de maio e 3 de junho, na Praça do Mar, com mais uma edição dos “Petiscos do Pescador”, no âmbito da celebração do Dia do Pescador.

No encerramento destes “Petiscos do Pescador” atuou na noite deste domingo, o artista de música popular José Malhoa, acompanhado pela sua banda e pelas suas bailarinas. O artista confessou-se surpreendido com a grandiosidade da assistência, dizendo que “Quarteira vai ficar para sempre no meu coração”.

Este último dia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira. Ao longo dos 4 dias de festa, foram marcando também presença os vários vereadores da autarquia louletana e os diversos elementos do executivo da junta de freguesia.

Esta comunidade com uma forte ligação ao mar envolve-se fortemente nesta organização, que conta como parceiros com a QUARPESCA – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira, para levar por diante uma iniciativa que pretende dar a conhecer alguns dos seus petiscos mais emblemáticos mas também uma tradição artesanal desta terra: a levada ou lavada.

Durantes estes dias, várias tasquinhas com petiscos elaborados por famílias de pescadores de Quarteira são ponto de passagem obrigatória para quem quiser apreciar a mais tradicional gastronomia algarvia com sabores do mar, com o peixe, o marisco e os molúsculos como protagonistas das ementas.

Não faltou igualmente muita animação musical.

Na quinta-feira, dia 31 de maio, a noite foi animada pela banda de tributo aos Guns and Roses, os Slash n’Roses.

Já na sexta-feira, dia 1 de junho, a artista Romana subiu ao palco, seguindo-se um baile com Fábio Lagarto.

Um dos pontos altos do programa foi a realização da tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, na tarde de sábado, dia 2 de junho, na Praia de Quarteira.

Isa de Brito e Helder Coelho, acompanhados por Ricardo Martins e Cláudio Sousa, levaram à Praça do Mar o Fado.

Seguiu-se a atuação de alguns projetos musicais da cidade: Accoustic City, Sons of the City e The Siblings&The Last Minute Band.

Finalmente, este domingo, foi a já referida atuação de José Malhoa.

Refira-se que, diariamente, a abrir e a fechar a festa, houve baile com o duo Nuno e Nestor com Ricardo Alexandre nas congas.

A Apresentação esteve a cargo de Alexandre Rodrigues.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o VÍDEO 1 da atuação de José Malhoa.

Veja também o VÍDEO 2 da atuação de José Malhoa.

Categories: Quarteira