AGENDA

Loulé assinala Dia Internacional dos Arquivos com Workshop sobre instrumentos e suportes de escrita | 9 de junho

No próximo sábado, 9 de junho, realiza-se no Arquivo Municipal de Loulé o Workshop “Estudo e Manufatura de Instrumentos e Suportes de Escrita”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos.

O evento arranca logo de manhã, pelas 9h30, com a sessão de abertura, seguindo-se uma introdução às condições materiais da escrita ao longo dos tempos. Será feita uma abordagem aos produtos para escrever, com uma análise particular das tintas ferro-gálicas (composição, receitas, tinteiros, conservação).

Ainda durante a manhã, haverá uma demonstração ao vivo do talhe de cálamos e de penas.
Já na parte da tarde, vão estar em destaque os suportes de escrita, nomeadamente pergaminho (peles, preparação, variedades, conservação, preços), tabuinhas de cera, as madeiras, as ceras e os estiletes.

Para encerrar este Workshop terá lugar a preparação, ao vivo, de dípticos e de trípticos.
“Estudo e Manufatura de Instrumentos e Suportes de Escrita” é uma
organização da Câmara Municipal de Loulé, com coordenação científica de Maria José Azevedo Santos, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Da Comissão Organizadora fazem parte Maria José Azevedo Santos e Sónia Nobre e a manufatura dos objetos é de Paulo Reis.

A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição através do email arquivo.municipal@cm-loule.pt. As inscrições são limitadas ao número de vagas disponível (30).

 

Categories: AGENDA, Loulé