AGENDA

Comunidade brasileira celebra Festa Junina em Quarteira | 13 de junho

Numa iniciativa do Consulado do Brasil em Faro, ConCid Faro e Fundação António Aleixo, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, realiza-se esta quarta-feira, 13 de junho, a partir das 18h30, na Praça do Mar, em Quarteira, uma Festa Junina que pretende ser a recriação destas celebrações do outro lado do Atlântico.

As Festas Juninas no Brasil são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos Santos Populares em Portugal. Foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.

As festas caipiras, como são também conhecidas, são típicas da região Nordeste, onde a maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no Estado da Paraíba.

Em Quarteira, nesta noite não vão faltar alguns elementos que ajudam a compor o ambiente deste arraial, desde barraquinhas de comidas e bebidas típicas como a pipoca, canjica, cachorro-quente, pamonha, bolo de milho, tapioca ou o vinho quente e quentão; a quadrilha, a dança típica desta festa (a partir das 20h30); e as Brincadeiras como a cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outros.

Categories: AGENDA, Quarteira