Quarteira

Escola de Dança “Arabesque” no Evento Solidário Unidos pela Bia, em Quarteira

Evento Solidário Unidos pela Bia, em Quarteira

Esta peça é dedicada à atuação da Escola de Dança “Arabesque”, dirigida pela da Prof.ª Larisa Shumskaya.

Larisa Shumskaya, formada pela Universidade de Artes de Tombov (Rússia), na vertente de Coreografia, foi bailarina profissional no Grupo Estatal de Dança “Cossacos da Rússia”, entre 1993 e 2003. No mesmo período, lecionou ballet clássico, dança contemporânea e jazz, na Escola de Artes de Lipetsk.

No ano de 2004, começou a lecionar aulas de dança em Portugal e, neste momento, é a professora responsável pela Escola de Dança Arabesque, que já conta com mais de cinquenta alunos. Nesta escola, é possível aprender as mais variadas vertentes de dança tais como ballet clássico, jazz, dança contemporânea, moderna e caráter. A Escola de Dança Arabesque participa, todos os anos, em festivais e concursos locais, tendo, este ano, marcado presença no Festival de Artes de Albufeira, no Concurso Dançarte (tendo arrecadado o 2.º lugar na vertente infantil, estilo jazz), na Celebração do Dia Mundial da Dança em Faro e no VII Festival Internacional de Dança – Arte Sem Fronteiras.

Do mesmo modo, é com enorme prazer que esta escola faz parte das celebrações da comunidade, atuando em diversos eventos como, por exemplo, os Santos Populares de Quarteira. Assim sendo, os grandes objetivos da Escola de Dança Arabesque são fomentar o gosto pela dança e pelas artes nos seus alunos e na comunidade local, desenvolvendo, ao mesmo tempo, relações de amizade, entreajuda e respeito entre todos os bailarinos da escola.

Beatriz Cagau (Bia) tem cinco anos, não fala, não anda, apenas reage a alguns estímulos e os pais pedem ajuda. Sensíveis a este caso, Iolanda Melo e um grupo de mães da escolinha da Beatriz meteram mãos à obra e organizaram um evento de solidariedade para esta menina de Quarteira com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira.

A iniciativa, denominada Evento Solidário Unidos pela Bia, teve lugar ontem, 14 de julho, no largo do Centro Autárquico de Quarteira. Ao longo de seis horas de espetáculo, pelos palcos passou uma infindável parada de estrelas, desde a música à dança e ainda sorteios de prémios.

A iniciativa, apresentada por Fátima Peres, Nelson Horta e Vera Correia na linguagem gestual, contou com uma grande equipa de voluntários e o apoio de diversas empresas da freguesia.

Destaque para a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e da vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Marylin Zacarias, entre outros.

Todo o valor angariado, que ascendeu a 2600 Euros, reverteu a favor desta causa. Foi ainda doado, por parte da Associação Reagir, com sede em Genebra, Suíça, um computador portátil adaptado, no valor de 1400 Euros.

A Campanha pela Beatriz já tem conta bancária, para quem tiver interesse em enviar um donativo.

IBAN: PT50 0007 0000 0023 0863 2022 3

Categorias:Quarteira

1 reply »