Albufeira

Primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta terminou em Albufeira

Albufeira recebeu ontem à tarde a 80ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. O vencedor da primeira etapa foi o italiano Riccardo Stacchiottii (MSTina-Focus), que cortou a meta ao sprint na chegada a Albufeira. A 80ª edição da Volta marcou o regresso desta prova desportiva ao Algarve, 10 anos depois. O Município aproveitou para promover a mesa de Albufeira e Olhos de Água, candidata às “7 Maravilhas à Mesa”, com a confeção ao vivo de uma cataplana servida durante a Volta e a degustação dos vinhos da Adega do Cantor.

O italiano Riccardo Stacchiotti, da equipa romena MsTina–Focus, venceu esta quinta-feira a primeira etapa da Volta a Portugal que terminou em Albufeira. O ciclista, de 26 anos, levou a melhor sobre Luís Mendonça (Aviludo–Louletano) e César Martingil (Liberty Seguros–Carglass) no final de uma tirada de 191,8 quilómetros, que teve partida em Alcácer do Sal. Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) mantém a Camisola Amarela conquistada no Prólogo, sendo que a equipa partilha agora a liderança da geral coletiva juntamente com Sporting Tavira. Riccardo Stacchiotti vestiu a Camisola Verde dos pontos e o alemão Mario Vogt, da Spura Cycling, conquistou a Camisola Azul do prémio da montanha e a liderança da classificação do prémio combinado.

Recorde-se que a Volta a Portugal não passava pelo Algarve há uma década e por Albufeira há 15 anos. “Albufeira foi recolocada no mapa velocipédico nacional, permitindo-nos participar nesta festa do desporto e do ciclismo que chega a todas as pessoas”, referiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, acrescentando que “o evento contribuiu para a promoção de Albufeira, que foi projetada em Portugal e no estrangeiro através da RTP e RTP internacional”. O autarca foi entrevistado no programa “Há Volta”, que foi transmitido em direto pela RTP da Praça dos Pescadores. Um dos assuntos abordados foi a candidatura de Albufeira e Olhos de Água às “7 Maravilhas à Mesa”, que irá disputar a semifinal em Alijó, no dia 12 de agosto. O Município não quis deixar de aproveitar a Volta a Portugal em Bicicleta para promover a sua mesa e ofereceu uma Cataplana de Peixe e uma degustação dos vinhos da Adega do Cantor a todos os presentes. A Mesa de Albufeira e de Olhos de Água é umas das 49 pré-finalistas das “7 Maravilhas à Mesa”, cuja Gala Final terá lugar a 16 de setembro, em Albufeira.

A Volta a Portugal tem uma vertente solidária que, em Albufeira, reverteu a favor da Santa Casa da Misericórdia. A Instituição recebeu produtos da Nobre, um dos patrocinadores da prova, no valor do peso do ciclista vencedor.

Hoje, sexta-feira, a segunda tirada da Volta, a mais longa da 80.ª edição, ligou Beja a Portalegre, na extensão de 203,6 quilómetros. A Volta a Portugal vai terminar em Fafe, no dia 12 de agosto, depois de passar por Alcácer do Sal, Albufeira, Beja, Portalegre, Sertã, Oliveira do Hospital, Guarda, Covilhã, Sabugal, Viseu, Sernancelhe, Boticas, Montalegre, Viana do Castelo, Barcelos, Braga, Felgueiras e Mondim de Basto.

Categorias:Albufeira, Desporto