Quarteira

Beyond Cuba Libre em Quarteira pela Orquestra de Jazz do Algarve e convidados

A Feira de Verão de Quarteira foi palco, ontem à noite (15 de agosto), de um concerto pela OJA – Orquestra de Jazz do Algarve com a solista Vera Morais.

Destaque ainda para os músicos convidados de Cuba, na percussão e de Sevilha, no saxofone.

Um concerto intitulado “Orquestra de Jazz do Algarve @The Great Concert Summer Concert – Beyond Cuba Libre”, um programa de verão quente, como não podia deixar de ser.

O Latin Jazz foi o mote para um concerto que trouxe um dos mais consagrados instrumentistas internacionais da percussão cubana, Osvaldo Pegudo, ao qual ainda se juntaram o brilhante saxofonista espanhol Javier Ortí e a voz revelação portuguesa do jazz, Vera Morais.

Sob a direção musical de Hugo Alves, a OJA – Orquestra de Jazz do Algarve e os seus convidados fizeram uma viagem através dos melhores ritmos latinos produzidos no Séc. XX, sem esquecer o que está por detrás das composições, a verdadeira Salsa e a fusão de vários povos, bem como as suas tradições e linguagens.

Cubano Chant, Caravan ou Elvin’s Mambo foram alguns dos muitos temas desta viagem… Libre!

Um concerto com uma boa assistência de gente entusiasta que muito apreciou mais esta prestação da Orquestra de Jazz do Algarve.

Foi, sem dúvida, um concerto único, especial e imperdível. Para quem não assistiu, a OJA volta ao mesmo local para outro espetáculo no dia 1 de setembro.

Uma iniciativa com o apoio do Município de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Dgartes e Ministério da Cultura.

A Orquestra de Jazz do Algarve foi fundada em 2004 a partir de uma ideia de Hugo Alves, que a dirige, sendo constituída por 17 músicos. Apresenta atualmente um currículo de centenas de concertos que a levaram a palcos como os do Festival de Jazz de Loulé, Festival Lagos Jazz, A Arte da Big Band (Lisboa), Festa do Jazz do S. Luíz (Lisboa), Assembleia da República, OJAJazzFest, entre muitos, muitos outros. Apresenta versatilidade nos repertórios, que versam desde os mais clássicos, retratos da História das big bands norte-americanas, onde se inserem os repertórios de Count Basie, Glenn Miller, Duke Ellington ou Thad Jones, ou ainda outros mais recentes como os de Bob Mintzer, ou Maynard Ferguson. Outros ainda mais temáticos, como sejam os de Latin-Jazz, Basie-Sinatra ou de Natal.

Veja também o VÍDEO 1 e o VÍDEO 2.

Categories: Quarteira