Albufeira

Município de Albufeira implementa projeto para promoção do sucesso escolar

O Município de Albufeira vai dar continuidade ao projeto SER, uma experiência piloto realizada com os alunos do 1.º ciclo no passado ano letivo e que tem como objetivo ensinar às crianças a controlar emoções através do desenvolvimento da Inteligência Emocional na escola. As sessões semanais abrangeram cerca de 750 crianças e, face aos bons resultados alcançados, no próximo ano letivo serão alargadas a mais escolas do concelho. Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, “esta é uma ferramenta essencial à promoção do sucesso escolar”.

O Município de Albufeira vai dar continuidade ao Projeto SER no ano letivo de 2018/2019, alargando o programa a mais escolas do concelho. Trata-se de sessões semanais inseridas na área curricular não disciplinar “Educação para a Cidadania”, que foram implementadas no passado ano letivo com o objetivo de proporcionar um maior bem-estar pessoal e social às crianças, bem como diminuir comportamentos e atitudes de indisciplina, agressividade e desmotivação.

A experiência piloto abrangeu cerca de 750 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Albufeira. Através de dinâmicas de grupo, exercícios, jogos criativos, técnicas de “respiração consciente”, momentos de relaxamento e foco de atenção e concentração, as crianças são levadas a expressar sentimentos, a libertar tensões e a gerar emoções positivas, o que contribui para reduzir a ansiedade e a impulsividade, melhora a capacidade de gerir os conflitos, ajuda a controlar as emoções e aumenta o seu equilíbrio emocional.

“Esta metodologia conduz ao desenvolvimento da assertividade, motivação, estímulo, autoestima e autoconfiança do aluno, o que contribui para o aumento do sucesso escolar e para a diminuição dos comportamentos de risco nas crianças e jovens do concelho”, refere José Carlos Rolo. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “é importante que os alunos tenham consciência de si e dos outros e aprendam valores para conviver em sociedade, desenvolvendo o seu pensamento crítico e criativo”.

No próximo ano letivo, o Município pretende, além de alargar o projeto SER a outras escolas do concelho, envolver cada vez mais professores através de ações conjuntas que permitam a reflexão acerca de estratégias a implementar na sala de aula, que contribuam para maximizar os objetivos do programa.

A Divisão de Educação e Ação Social do Município está ainda a desenvolver uma ação de Meditação e Relaxamento para crianças com necessidades educativas especiais, que se destina a alunos que frequentem as unidades de ensino especializado das escolas do concelho de Albufeira. As sessões decorrerão durante o próximo ano letivo, no Parque Lúdico, entre as 10h00 e as 12h00, mediante marcação. Para mais informações contacte o telefone 289 599 684 ou e-mails: solange.azevedo@cm-albufeira.pt / mariana.martins@cm-albufeira.pt.

Categories: Albufeira