Loulé

Cine-Teatro Louletano integra rede de programação nacional 5 Sentidos

O Cine-Teatro Louletano acaba de integrar a rede 5 Sentidos, sendo assim, a Sul do Tejo, a única estrutura cultural no domínio das artes performativas a fazer parte desta importante rede de programação cultural que integra várias das mais emblemáticas salas de espetáculo a nível nacional.  

Inicialmente criada por cinco estruturas culturais do país em 2009, a referida rede foi alargada mais tarde para 11 parceiros (em 2013) e atualmente conta com 12 estruturas associadas.

A 5Sentidos visa apoiar e dinamizar o desenvolvimento das artes performativas em Portugal, organizando digressões de espetáculos e apoiando a produção de novas criações através de cofinanciamentos, coproduções e residências. A rede adota uma estratégia que visa fortalecer o desempenho de todos os parceiros e que permite apoiar os artistas e responder às suas necessidades através de ações concertadas no âmbito da coprodução, dos circuitos de apresentação, do acompanhamento artístico e das parcerias internacionais.

O Cine-Teatro Louletano, enquanto estrutura integrante da 5 Sentidos, tem a expetativa de desenvolver processos e experiências de trabalho assentes na troca de experiências, saindo fortalecido desta ligação aos parceiros. Dinamizar a criação e circulação artísticas – nomeadamente valorizando e dando condições aos criadores algarvios para apresentar as suas propostas fora da região – e contribuir para a formação de novos públicos são também apostas do Cine-Teatro Louletano ao integrar esta rede de programação cultural.

Os equipamentos que integram a 5Sentidos são: Teatro Viriato (Viseu), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Centro de Arte de Ovar (Ovar), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa), Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional São João (Porto), Teatro Virgínia (Torres Novas) e Teatro Municipal do Porto Rivoli . Campo Alegre (Porto).

De salientar que o Cine-Teatro Louletano faz também parte desde a primeira hora da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, cujos objetivos são, entre outros, apoiar a criação e a produção cultural regional, rentabilizando as infraestruturas existentes e reforçando a oferta artística no Sul do País.

Categories: Loulé