Quarteira

QUARTEIRA | Sessão de Esclarecimento sobre Subsídio de Desemprego para Imigrantes

Numa iniciativa do Projeto Loulé Sem Fronteiras, o Centro Comunitário António Aleixo, em Quarteira, acolheu na tarde de ontem, dia 4 de dezembro, uma Sessão de Esclarecimento sobre o Subsídio de Desemprego para Imigrantes.

A iniciativa, que contou com cerca de uma centena de participantes, foi direcionada a todos os imigrantes nacionais de países terceiros residentes no concelho de Loulé

A sessão, apresentada pelo coordenador do projeto Loulé Sem Fronteiras, Nelson Horta, teve como orador convidado Hugo Mendes, do Centro Distrital de Segurança Social Faro e contou ainda com a colaboração de Vasco Cary na projeção da apresentação e na tradução para Inglês.

A sessão contou ainda com uma período de debate muito participado com muitos dos presentes a a apresentarem questões.

Uma iniciativa que contou com a parceria do CLAIM – CMLoulé; Junta de Freguesia de Quarteira (representada pelo seu presidente, Telmo Pinto); Centro de Emprego de Loulé (representado pela sua diretora, Sandra Azenhas); Serviço Local de Segurança Social – Quarteira; Concid – Conselho de Cidadãos do Brasil (representado por Selma Ferreira Cazes); SEF Faro; Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres; Centro Qualifica – Escola Secundária de Loulé; NRNARCC – Associação de Nepaleses Residentes no Algarve.

O Projeto Loulé Sem Fronteiras, promovido pela Fundação António Aleixo, é financiado pelo FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração /Alto Comissariado das Migrações e Câmara Municipal de Loulé, com início em Setembro de 2017 e término em Maio 2020.

Tem como finalidade assegurar o envolvimento dos atores locais, públicos e privados, na definição, execução, monitorização e avaliação de planos locais para as migrações, residentes no Concelho de Loulé, nomeadamente nas freguesias de Quarteira, Almancil, São Clemente e São Sebastião (Loulé), que abarcam a grande fatia de imigrantes Nacionais de Países Terceiros (NPT) – externos à União Europeia.

O objetivo primordial do projeto consiste na facilitação da integração social, escolar e profissional de imigrantes e suas famílias, com intervenção no apoio individualizado quer a nível social como psicológico.

A sensibilização/informação de crianças e jovens sobre a diversidade, valorização e diálogo intercultural constituem-se como fundamentos basilares de intervenção do projeto, bem como, o desenvolvimento de competências pessoais, parentais e profissionais de imigrantes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o Vídeo.

Categories: Quarteira