Quarteira

Concerto de Reis com o Grupo Coral de Quarteira e o Grupo Coral Tavira

O Centro Autárquico de Quarteira acolheu na tarde deste domingo, dia 6 de Janeiro, o Concerto de Reis com a participação do Grupo Coral de Quarteira e do Grupo Coral Tavira.

Uma organização do Banco de Tempo – Agência de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

O concerto desenrolou-se com temas alusivas à quadra natalícia, desde o Natal ao dia da revelação, o Dia de Reis.

O concerto terminou com dois temas muito alegres, KumBayah, espiritual afro-americano e Siyahamba (em Português, Caminhar na Luz do Senhor), tradicional Zulu.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, que entregou a Isabel Pinto, coordenadora do Banco de Tempo – Agência de Quarteira, entidade responsável do Grupo Coral de Quarteira, um exemplar das novas pastas que a Junta de Freguesia de Quarteira ofereceu ao grupo.

Grupo Coral de Quarteira

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvolvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

Grupo Coral Tavira

O Grupo Coral Tavira, coro polifónico misto a 4 vozes, fez a sua primeira aparição em Dezembro de 1990 sob a regência do seu diretor artístico e fundador, Prof. Francisco Ramos. Presentemente, a direção artística está a cargo do Prof. Carlos de Sousa. Conta também, desde 1999, com a participação do Prof. João António de Almeida ao piano.

O Grupo Coral Tavira tem desenvolvido uma intensa atividade coral, realizando vários intercâmbios corais anuais e participando e organizando Concertos Sacros e Profanos.

O Grupo Coral Tavira encontra-se ao serviço do Concelho de Tavira e de todo o Algarve.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também: VÍDEO 1; VÍDEO 2; VÍDEO 3; VÍDEO 4; VÍDEO 5; VÍDEO 6; VÍDEO 7.

Categories: Quarteira, Tavira