Quarteira

QUARTEIRA | Ópera “A Coragem e o Pessimismo” pelo Coro Juvenil de São Pedro do Mar

O Coro Juvenil de São Pedro do Mar protagonizou na tarde deste domingo, 20 de janeiro, um momento de extraordinária qualidade, levando ao palco do salão paroquial da igreja de São Pedro do Mar, a ópera “A Coragem e o Pessimismo”.

Uma ópera adaptada da Foco Musical, organização exclusivamente dedicada ao domínio da pedagogia musical, com libreto de Gonçalo M. Tavares e música do maestro Jorge Salgueiro com Margarida, Clara, Beatriz, Eva, Filipa, Andreia, Maria Inês, Inês, Bárbara, Dinis, Filipa e Marcos.

A partir dos Lusíadas, de Luís de Camões, relata-se a aventura das Descobertas Portuguesas. Na aventura, a personagem principal chama-se ‘A Coragem’. Esta é, pois, a história dos perigos porque passa a viagem da ‘Senhora Coragem’, perigos e aventuras relatados por ‘O Poeta – Camões’.

Os perigos da viagem são personificados pela personagem ‘A Monstra’ que, afinal, não é tão má como parece, como se constata no desenlace. A ‘Senhora Coragem’ vence ‘A Monstra’ e, acima de tudo, ignora e vence ‘O Pessimista’. Ultrapassando doenças e tempestades, consegue concluir, com sucesso, a viagem, descobrindo, assim, um novo mundo. É ‘O Poeta – Camões’ que relata e celebra este grande acontecimento.

No final, ‘O Poeta’ lembrou que, quem levar consigo ‘O Pessimismo’, nunca chegará ao outro lado.

Este surpreendente e extraordinário espetáculo terminou com a entrega de prendas às pessoas que mais colaboraram para a sua realização, designadamente à Paróquia pela cedência do espaço, na pessoa do Padre Joaquim Campôa, pároco de Quarteira; mães e avós que elaboraram o guarda-roupa; Centro Comercial Rita que fez um desconto na compra dos tecidos; mães que trataram da maquilhagem e dos penteados; Sylvie, que compôs os cartazes publicitários; Tinoco, pelo cartaz afixado no exterior; Rosalinda, autora do cenário; Ricardo, técnico de Som e Luzes; Rodrigo, professor e diretor musical; entre outros.

Houve ainda tempo para os “Parabéns a Você” à aniversariante do dia.

Por último, de referir que o mesmo espetáculo será repetido no dia 9 de fevereiro, às 21 horas, no mesmo local.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o VÍDEO.

Categories: Quarteira