Quarteira

Tomada de Posse da Comissão Política do Núcleo do PSD Quarteira: “Um grande momento, um grande êxito”

No passado dia 26 de Janeiro de 2019, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, pelas 15 horas, teve lugar a Tomada de Posse da nova Comissão Política do Núcleo do Partido Social Democrata de Quarteira, liderada por João Carlos Santos.

Esta Tomada de Posse iniciou, com um primeiro momento musical, levado a cabo pela grande fadista de Quarteira, Isa de Brito, que cantou e encantou com grande brilhantismo os temas: “Mais um Fado no Fado”, “Lençóis de Lua” e “Rita Yé Yé”.

Joaquim Barbosa, apresentador deste evento, chamou a discursar Ricardo Proença, Presidente do Núcleo da JSD Quarteira, que teceu as seguintes considerações: “Passados 10 anos, volto a estar com o João Santos num projeto. Em Abril de 2009, fomos a comissão instaladora do núcleo da JSD Quarteira. É uma coincidência feliz”, ressalvando a importância deste projeto,  “para melhorar a vida de Quarteira e dos quarteirenses”.

Em seguida, Cristóvão Norte, Deputado pelo Algarve, acerca de João Carlos Santos, adianta: “Tem múltiplas facetas, tem uma indesfarçável faceta de historiador, tem uma eminente faceta desportiva, tem um traço profissional numa profissão que foi sendo abandonada ao longo dos anos e que está profundamente enraizada em Quarteira (pescador) e, portanto, a sua dinâmica civica é algo que demonstra claramente alguém que quer ter uma intervenção estrutural, coerente e qualificada ao serviço da sua comunidade”.

Evidenciou no seu discurso a não construção do Hospital do Algarve, leia-se: “Novos hospitais, Lisboa – Todos os Santos, Seixal, Évora e ainda foram lançar o hospital de Sintra e o único que caiu foi o Hospital do Algarve”, e ainda reforçou: “Em relação às Portagens da Via do Infante, em 2015, o Partido Socialista disse: «Vamos reduzir as portagens em 50%. BE e PCP iam abolir as portagens» e qual é o resultado? É uma redução de portagens em 15%”.

Por fim, Cristóvão Norte ofereceu de forma simbólica um quadro com o Decreto-lei, onde decretou a passagem “da aldeia de Quarteira a Vila”, publicado em 1984, que teve o contributo do Dr. Cristóvão Norte, seu pai, na Assembleia da República, demonstrando as suas ligações e carinho a Quarteira.

Rui Cristina, Presidente do PSD Loulé, apelou à união entre os militantes e manifestou a vontade em trabalhar com o PSD Quarteira em prol das necessidades de Quarteira. Alertou os presentes para o seguinte: “A Freguesia de Quarteira é a mais populosa do Concelho mas o Presidente Telmo Pinto optou por trocar este papel de grande importância, tão necessário para resolver em tempo útil os problemas quotidianos para ser Adjunto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loulé. No primeiro mandato, contávamos com um presidente em regime de exclusividade e agora a tempo parcial”.

Terminou, dizendo: “Decorridos 5 anos, ainda não foi lançada a primeira pedra da Escola D. Dinis de Quarteira, um atraso grave, pois a cobertura é formada por telhas de fibro-cimento contendo o perigoso amianto e tem risco de saúde para os alunos e funcionários”.

David Santos, Presidente do PSD Algarve, reforçou a necessidade da união entre os militantes de Quarteira e de ambas as listas. Falou sobre a eletrificação da linha férrea com a “possibilidade de irmos de VRSA a Lagos com outras condições de velocidade e segurança mas isso não basta, quem quer apanhar o comboio, tem que ter viatura própria ou ir de autocarro ou táxi. Este é um pequeno exemplo, pois todos temos que abordar os problemas junto dos políticos”. Reforçou ainda: “O PSD é uma frente! Onde a Liberdade, Igualdade, Justiça Social e Solidariedade são a nossa matriz e tem feito do PSD o que é”.

Terminou, salientando: “É algo muito importante para um presidente de comissão politica distrital vir a uma tomada de posse de um núcleo e ver tanta gente. Serão os apóstolos da mensagem que tem que passar lá para fora, que há um presidente de junta que se demitiu das suas funções, pois nenhum Presidente de Junta pode ser adjunto do Presidente da Câmara, isto é ilegal, a lei não permite”.

Após as intervenções, Maria de Deus Domingos, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia da Secção de Loulé, deu início aos trabalhos destinados à Tomada de Posse, começando a chamar por ordem crescente os membros eleitos da Comissão Política do Núcleo do PSD Quarteira.

No seguimento, João Carlos Santos, já empossado Presidente do Núcleo do PSD Quarteira, recebeu da Mesa da Secção a palavra e deu início ao seu discurso, fazendo alusão ao avultado número de pessoas presentes na sala, procedeu então aos agradecimentos aos oradores e demais órgão instituiconais e do Partido ali presentes. Destinando, inclusive, uma palavra à postura da Presidente cessante, Francisca Sousa, pela sua conduta enquanto militante, disponibilizando-se de imediato, logo a seguir ao resultado, em colaborar com esta nova comissão política, a bem do PSD e Quarteira.

Após este momento, João Carlos Santos falou acerca dos dois processos eleitorais que decorreram e manifestou a necessidade da união entre todos os militantes: “Temos o compromisso de convergir e estimular sinergias, pois, nunca como hoje, foi tão necessário a união de todos os militantes. Nunca, como hoje, o nosso imperativo comum pela recuperação do poder autárquico, que tão bem conhecemos e que tão bem servimos, nos esteve tão distante”.

No seu discurso, o novo Presidente do PSD Quarteira destacou da maior importância “a fiscalização da gestão autárquica da Junta de todos nós, a apresentação de propostas que visem a melhoria da qualidade dos serviços à população e a realização de um processo autárquico de sucesso que nos indique os melhores candidatos à Junta de Freguesia”.

No final da Tomada de Posse, João Carlos Santos considerou: “Este foi um grande momento! Um grande êxito! Esta Tomada de Posse é um sinal de que se aproximam ventos de mudança para a social-democracia na Freguesia de Quarteira e que serão o apanágio de uma Nova Era de intervenção cívica e política na nossa cidade e periferia. Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos“, concluiu.

A Comissão Política do Núcleo do PSD Quarteira é composta por: João Carlos Santos – Presidente; Emília Moleiro e Carlos Nunes – Vice-Presidentes; Iolanda Melo – Secretária; Carlos Catarino, Miguel da Encarnação e Ricardo Proença – Vogais; Paula Martins e Augusto Veiga – Vogais Suplentes.

Texto: Núcleo do PSD Quarteira

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o Vídeo das intervenções e o Vídeo da atuação de Isa de Brito.

Categories: Quarteira