Quarteira

QUARTEIRA | Sala cheia na formação gratuita para voluntários com idosos

“Ética e relacionamento com idosos no voluntariado” foi o tema da ação de formação promovida pela Junta de Freguesia de Quarteira e pela Plataforma Saúde em Diálogo, no âmbito do Programa Idoso Isolado de Quarteira, que se realizou no dia 1 de março de 2019, no Auditório do Centro Autárquico.

Destinada ao público em geral, esta ação de formação teve uma duração de 2 horas e foi ministrada pela formadora Alda Martins do Espaço Saúde em Diálogo.

Participou igualmente Armindo Vicente, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, que falou do caso de sucesso da Loja Social da instituição, a funcionar integralmente por voluntários.

O objetivo foi sensibilizar para o exercício de voluntariado com pessoas idosas e as temáticas a abordar foram a contextualização histórica, a lei do voluntariado, atuação do voluntário e o voluntariado com idosos.

Segundo Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, “sentimos a necessidade de fazer esta formação, bem como outras que temos, porque, durante aquele processo que temos vindo a fazer, nestes quatro anos aqui na junta de freguesia, uma das grandes apostas nossos tem a ver com a grande problemática, não só em Portugal como na Europa, que são os processos de envelhecimento ativo. Hoje em dia, reformamo-nos ou deixamos de trabalhar mais cedo mas a esperança de vida é cada vez mais longa, ou seja, as pessoas são muito ativas, com muita energia e ainda com vontade para fazer muitas coisas. Portanto, temos aqui projetos interessantes com o idoso como a nossa Academia do Saber e foi aí que começou o nosso interesse nesta temática. Temos hoje 460 pessoas inscritas. e andamos a tentar resolver o problema físico, mais espaços onde possam ser ministradas as aulas porque os que temos são já insuficientes para tanta procura. Já estamos a conseguir alguns para dar resposta a todos.

No final, foram entregues diplomas a todos os participantes. Na Academia existe uma partilha de conhecimentos, onde foram criadas dinâmicas muito interessantes, onde aqueles que são professores também são alunos em outros módulos e nós aqui, na junta de freguesia, acabamos por dar tudo de nós para que vocês tenham as condições para criarem cada vez mais dinâmicas. Então, através disto, chegámos também áquilo que é o Idoso Isolado. Começámos a sentir que existe uma quantidade de pessoas que se sentem, geográfica ou socialmente isoladas e que precisam de pequenas e grandes ajudas. Aquilo que nós não contabilizamos como uma dificuldade, para certas pessoas é e são pequenos momentos de nós que podemos dar aos outros. O Idoso Isolado é um projeto que nos levou à rua a tentar referenciar uma quantidade de pessoas que, embora vivam dentro dos centros urbanos, vivem sozinhas. Um projeto levado a cabo pelo nosso Gabinete Sócio-Cultural, um orgulho que temos por termos estas pessoas a trabalhar connosco: a Sílvia Bonixe, que está à frente do projeto, a Sónia Neves, a Tânia Gordinho e a Sara Pallma. Porque não nos queremos sobrepor às outras instituições da freguesia que já trabalham nesta área, vamos trabalhar em rede para que, em conjunto, possamos ir ao encontro das necessidades de cada um. E quando falamos em voluntariado, falamos também em pequenas coisas que essas pessoas podem precisar. Portanto, o que pretendemos com estas formações é ganhar mais conhecimento e perceber até onde podemos contribuir mais”.

O Programa Idoso Isolado é um projeto social da Junta de Freguesia de Quarteira em articulação com as instituições locais que pretende sinalizar a população com mais de 65 anos de idade, isolada geográfica e/ou socialmente, identificando as suas necessidades e fragilidade para, de uma forma integrada, melhor responder aos desafios do envelhecimento.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira