Quarteira

QUARTEIRA | Arraial com o artista Vicente no Beco Poeta Pardal

Ontem à noite, 15 de junho e na véspera, dia 14, tiveram lugar os primeiros Arraiais dos Santos Populares em Quarteira, no Beco Poeta Pardal, promovido pelo Restaurante Gula, um baile animado por Vicente.

Os bailes passam agora para a Rua da Cabine, animados por Valter Cabrita (dia 21), Vicente (dia 22) e Duo Valter & Neuza (dia 23).

Os bailes populares inserem-se no programa dos desfiles das Marchas Populares, um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade de Quarteira, que, nos dias 12, 23 e 28 de junho, volta a mostrar o forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória.

Estes desfiles levam ao “Calçadão” nascente milhares de visitantes que aqui vêm apreciar esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.

Nas três noites de festejos – Stº António, S. João e S. Pedro – centenas de quarteirenses desfilam num dos maiores eventos do género no sul do País e que é um cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.

Mas as Marchas são apenas uma das componentes dos Santos Populares de Quarteira. Por estes dias, em vários pontos da cidade, há bailaricos, fogueiras, manjericos e alcachofra, mas também a gastronomia típica desta época como a sardinha assada ou o caldo verde. Elementos que mantêm ainda muito do tipicismo da Quarteira de outrora e que a cidade oferece aos seus visitantes.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira