AGENDA

Festa Polygon – The Sunbreaker by Ótica Lúcia Lux na Marina de Vilamoura | 26 de julho

Numa altura em que o Algarve se enche de veraneantes nunca é demais falar-se em Educação para a Saúde, em especial da Saúde Ocular quase sempre esquecida.

É neste sentido que a Ótica Lúcia tenta aliar a boa disposição e o propósito daqueles que nos visitam para ensinar a cuidar dos olhos, através de uma operação de charme, em prol da saúde pública. Assim, dia 26 de Julho, na Marina de Vilamoura, a partir das 21:00 horas, será possível realizar exames oculares gratuitos, numa festa intitulada “The Sunbreaker”, onde não faltará a música dirigida pelo DJ Nuno Machado.

Lúcia Marrachinho, sócia-gerente da Ótica Lúcia, diz em nota de impressa: “A maioria das pessoas não tem noção dos malefícios do sol para os olhos. Compreenda-se o seguinte, por analogia, os cuidados da pele estão em voga devido aos vários tipos de cancro, à conta disso as pessoas enchem-se – a elas e às crianças – de cremes protetores de sol na maioria dos casos de qualidade duvidosa, impedindo muitas vezes a penetração da vitamina D que é vital para a absorção do cálcio nos ossos.

O mesmo acontece com os nossos olhos. A maioria das pessoas compra óculos de sol com lentes de baixa qualidade e sem a proteção adequada, podendo a longo prazo deixar o cristalino opaco. Ou seja, na prática os óculos de sol retardam o aparecimento das cataratas e do pterígio – popularmente chamado de «carne crescida» que se desenvolve como se fosse um calo junto ao olho. Naturalmente, se as pessoas comprarem óculos com lentes de baixa qualidade de nada servirá. É preciso conhecer o estado de saúde do olho e de o proteger adequadamente. Tudo isto se torna ainda mais relevante quando a esperança média de vida aumenta 10 anos por cada geração. Todos temos experiências nas nossas casas de que com idade há inevitabilidades que não conseguimos ultrapassar porque o organismo vai perdendo qualidades de regeneração, nomeadamente, a falta de mobilidade, a falta de audição e a falta de visão. Se formos ganhando consciência de que vamos viver durante muitos mais anos, podemos começar também a cuidar de nós próprios durante muito mais tempo e com mais qualidade».

Sobre a Ótica Lúcia

Lúcia Marrachinho trabalha na Ótica há mais de 20 anos. Em 2009 decidiu abrir a sua primeira loja de ótica, em Albufeira. A partir daí, outros projetos foram surgindo de forma natural sem que procurasse por eles.

Passados 10 anos, com 26 colaboradores, a Ótica Lúcia tem lojas espalhadas um pouco por todo Algarve, a saber: Albufeira; São Bartolomeu de Messines; Loulé; Faro; Lagoa; Portimão, Vila Real de Santo António, Olhão, Vilamoura, Almancil, e brevemente abrirá uma nova loja em Lagos.

O lema da Ótica Lúcia, é dar visão, sempre com a mesma precisão, tanto ao nível da resolução como ao nível da prevenção.

Categories: AGENDA, Quarteira