Loulé

Bibliomóvel arranca em setembro no interior do concelho de Loulé com carrinha amiga do ambiente

Tem início no próximo dia 16 de setembro mais uma temporada dos serviços do Bibliomóvel, com uma nova viatura amiga do ambiente, que irá percorrer as zonas rurais do interior do concelho de Loulé, levando à população local alguns dos serviços disponíveis na Biblioteca Municipal de Loulé.

Esta carrinha que prestará a partir de agora este serviço é mais funcional, dada a sua dimensão mais reduzida, o que permitirá chegar a mais localidades. Para além da Tôr, Vales Silves, Benfarras, Alfontes, Patã, Boliqueime, Cortelha, Ameixial, Querença, Barrosas, Almancil e Benafim, onde a população já tinha acesso a esta viatura, o Bibliomóvel irá percorrer mais nove novos pontos do território concelhio: Monte Seco, Vale Judeu, Nave do Barão, Esteval, Soalheira, Barreiras Brancas, Malhão, Azinhal e Alcaria.

Numa clara preocupação com as questões ambientais, como tem sido apanágio da autarquia de Loulé ao longo dos últimos anos, esta é uma carrinha amiga do ambiente, equipada com um sistema solar fotovoltaico para produção e armazenamento de energia, a qual será utilizada para alimentar os equipamentos que apoiam as atividades.

Recorde-se que o Bibliomóvel conta com um fundo de 1500 documentos, entre livros e audiovisuais (CD e DVD), onde a população poderá fazer consultas ao material disponível assim como requisitá-lo. Nesta “biblioteca móvel” é possível também a leitura de periódicos. O acesso às novas tecnologias é outra das componentes do Bibliomóvel que integra dois postos de Internet e acesso sem fios para os utentes que pretendam usar os próprios computadores portáteis no local.

Este equipamento constitui um importante veículo para fomentar e assegurar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer dos cidadãos das zonas mais longínquas do concelho de Loulé.

Categories: Loulé