Quarteira

QUARTEIRA | Vencedores do Concurso de Receitas da 4.ª Semana do Polvo

A 4.ª Semana do Polvo, organizada pela Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV) em parceria com a Associação Armalgarve Polvo, conheceu este sábado, 7 de setembro, os vencedores do Concurso de Receitas de Polvo.

O concurso, que decorreu no refeitório da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, contou com a participação de seis concorrentes, cujos pratos foram avaliados por um júri composto pelo presidente da AEQV, João Guerreiro; presidente da Armalgarve Polvo, José Agostinho; Eduardo Amador, em representação da Junta de Freguesia de Quarteira; Joaquim Peres, administrador da Águas do Algarve, entre outros.

CLASSIFICAÇÃO

  • 1.º – Diogo Martins – 91 pontos
  • 2.º – Pedro Dias – 87 pontos
  • 3.º – Sílvia Sancadas – 86 pontos

O autor da receita vencedora recebeu um cheque no valor de 150.00 Euros.

João Guerreiro agradeceu a participação dos concorrentes, “uma colaboração essencial para que a nossa cultura fique mais rica”, agradecendo “à comunidade piscatória e a parceria com a Armalgarve Polvo, à ESLA – Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres nesta iniciativa e na formação de profissionais. Para o ano, os showcookings podem ser feitos por jovens formados na ESLA para sustentabilidade local. A escola está de parabéns, pois deu um sinal de grandeza nesta área. Agradecemos ainda à Câmara Municipal de Loulé por continuar o excelente trabalho nesta parceria; à Junta de Freguesia de Quarteira e ao seu presidente, Telmo Pinto, que desde o primeiro momento se disponibilizou para apoiar naquilo que for preciso, bem como procurar influenciar decisões naquilo que a junta não tiver competência; agradeço ainda aos Supermercados Jafers que disponibilizaram os bens para a confeção dos pratos a concurso; Finalmente agradecemos à Docapesca e à Águas do Algarve, que contribui com a mudança de hábitos no consumo de água da torneira para diminuir a nossa pegada de carbono”.

O vice-presidente da autarquia louletana, Pedro Pimpão, sublinhou que a edilidade “apoia esta iniciativa por variadíssimas razões, entre as quais por promover um recurso e Quarteira, fazendo a promoção do território e da comunidade local que se orgulha dos seus recursos, designadamente do seu polvo. Um património material que devemos preservar. Tantas entidades a apoiar é sinónimo de garantia de futuro desta iniciativa”.

Eduardo Amador, em representação da Junta de Freguesia de Quarteira, defendeu que “a câmara e a junta têm de se empenhar mais no apoio a iniciativas deste tipo para que se tornem cada vez mais fortes, assim como o nosso concelho”, enaltecendo “a disponibilidade dos concorrentes na confeção dos pratos”.

Já para Joaquim Peres (Águas do Algarve), “ver este grupo de pessoas aqui num evento importante para a nossa região é muito importante. Conheço Quarteira desde miúdo. Vinha aos meus 6 anos de bicicleta e não havia um sítio para comer fora. Só tínhamos aquilo que se costumava chamar «picar os tomates», metia-se o pão e e tínhamos o arjamolho. Esta cidade cresceu muito graças a vocês”. Relativamente ao concurso de receitas, “todos os pratos devem convergir para que esta região cresça. A escola é fundamental e os formandos vão desempenhar um papel fundamental”. Abordando o bem gerido pela entidade que dirige, “devemos fazer uma utilização inteligente da água. É um bem escasso que pode acabar. Hoje podemos dizer com orgulho, «beba água da torneira». Tem qualidade e é segura”.

A Semana do Polvo 2019 realiza-se entre os dias 6 e 15 de Setembro, uma iniciativa da Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV) em parceria com a Associação Armalgarve Polvo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Com o objetivo de promover o património gastronómico da região, a terceira edição deste evento integra um programa diversificado de atividades, para além das mostras gastronómicas que decorrem nos restaurantes aderentes de Quarteira e Vilamoura e que pretendem dar a conhecer as diversas formas de confeção e degustação do polvo.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira