Desporto

QUARTEIRA | Petiz José Pedro Pinto alcança 2.º lugar na sua estreia no Troféu EasyKart 35

O petiz quarteirense José Pedro Pinto, com apenas 6 anos de idade, concluiu a sua primeira prova do Troféu EasyKart 35, para pilotos dos 5 aos 7 anos, no 2.º lugar, prova que se realizou no dia 13 de outubro no KIRO – Kartódromo do Oeste, no Bombarral.

Na sua estreia em competição, com total desconhecimento da pista, José Pedro Pinto teve ao longo de todo o dia de sábado sete sessões de Treinos Livres (12 minutos cada), onde rodou entre o 2.º e o 3.º crono. Depois de mais uma sessão de Treinos Livres no domingo de manhã, seguiu-se a sessão de Treinos Cronometrados (10 minutos), na qual o pequeno piloto de Quarteira conseguiu o 3.º melhor tempo.

Ainda ao fim da manhã, teve lugar a 1.ª Corrida de Qualificação (4 voltas), onde José Pedro Pinto garantiu a 3ª posição. Depois da pausa, na 2.ª Corrida de Qualificação (4 voltas), o petiz quarteirense garantiu o 2.º lugar.

Na Corrida Final (5 voltas), José Pedro Pinto saiu da 3.ª posição da grelha. Em prova à segunda volta, o pequeno José subiu ao 2º lugar, e rodando com consistência, sem cometer erros de pilotagem, garantiu essa posição no final, conquistando o seu primeiro pódio em provas de karting. A vitória foi de Santiago Alves, profundo conhecedor da pista.

A classe Easykart 35 está equipada com motores OHC GX35 de 1.5 CV e contou com 4 pilotos com idades entre os 5 e os 7 anos, todos eles estreantes nestas andanças mas que rapidamente se adaptaram, graças ao bom trabalho da Escola de Karting do Oeste (EKO).

Refira-se que a participação do José Pedro Pinto nesta competição conta com o apoio do Kartódromo de Almancil, onde começou a dar as primeiras aceleradelas e onde treina com regularidade.

A próxima prova, segunda do Troféu EasyKart, em que José Pedro Pinto participa, é no dia 10 de novembro no Kartódromo de Palmela, à qual se segue a derradeira prova, no dia 8 de dezembro, no Kartódromo de Évora.

Mais sobre José Pedro Pinto

José Pedro Pinto, com 6 anos de idade, natural e residente em Quarteira, no concelho de Loulé, está a dar os primeiros passos no Karting.

É filho de Pedro Pinto, empresário do ramo Automóvel e de Luísa Martins, Educadora. Frequenta a Escola da Fonte Santa.

O gosto pelos carros em geral começou cedo, identificando com facilidade os logótipos das marcas automóvel. O primeiro contato com um karting começou no Kartódromo de Almancil, pista onde treina com regularidade e onde a cada dia que passa adquire mais conhecimento e técnica.

Perante o olhar atento do pai, Pedro Pinto, que também já andou na competição (ralis), porque o petiz José Pedro tem algum talento para além do gosto e paixão próprios, a aposta foi aprender mais, tendo para isso o progenitor recorrido aos ensinamentos de um profissional, Bruno Correia, sul-africano de naturalidade (cidade de Durban), residente em Portimão, que subiu ao degrau mais alto do pódio nas diversas disciplinas da velocidade em que competiu, que por falta de sponsors deixou de competir mas manteve-se no mundo das corridas a desempenhar funções muito específicas: Safety Car da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em concreto na Formula E, WTCR, F3 e GT World Cups.

Categories: Desporto, Quarteira