Quarteira

QUARTEIRA | 1700 crianças desfilaram no Carnaval Infantil 2020

A cidade de Quarteira despertou hoje, dia 21 de fevereiro, com as crianças das escolas a darem as boas-vindas ao Carnaval 2020.

Os mais pequenos encantaram a cidade no desfile infantil com o tema “Do Passado ao Futuro”. Os alunos das escolas e IPSS da Freguesia desfilam os trajes de Carnaval ao longo da Rua Vasco da Gama e da Av. Infante Sagres.

Cerca de 1700 crianças de todos os infantários e escolas do 1.º Ciclo da cidade (Colégio Origami, Centro de Apoio à Criança, EB1 e JI da Escola D. Francisca de Aragão, EB1 e JI da Fonte Santa, EB1 e JI da Abelheira, JI N3 do Agrupamento da ESLA e Fundação António Aleixo) encantaram a grande moldura humana que rodeou o trajeto num grande desfile apresentado por Sérgio Afonso.

A iniciativa, numa organização da Junta de Freguesia de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, foi encerrada com um pequeno almoço ao longo da Rua Vasco da Gama.

Mais uma vez ficou à vista de toda a gente porque é que Quarteira vem sendo a freguesia com a maior taxa de natalidade do país.

Destaque para a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, acompanhado pelos colegas de executivo  Eduardo Amador e Sónia Neves, e ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e os vereadores Heloísa Madeira, Abílio Sousa e Marilyn Zacarias.

O Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, e seu executivo, deixam um agradecimento “a todos os auxiliares, educadores, professores, coordenadores e diretores que trabalharam para dar vida e cor à cidade de Quarteira, nesta manhã fantástica dedicada ao Carnaval Infantil 2019. Sem eles e sem a colaboração dos pais e encarregados de educação, nada disto teria a mesma magia e alegria carnavalesca”.

Telmo Pinto deixa ainda um “agradecimento à equipa da Junta de Freguesia de Quarteira, que trabalhou de forma exemplar para que este evento fosse um sucesso; à equipa da Câmara Municipal de Loulé, que trabalhou em conjunto com a organização; à Guarda Nacional Republicana, à Capitania do Porto de Faro, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao grupo de voluntárias que garantiram que tudo corresse bem, pedindo “desculpa por eventuais constrangimentos ou inconvenientes que o evento possa ter causado”.

Entretanto, nas tardes deste sábado, domingo e terça-feira, terá lugar o corso carnavalesco de Quarteira, conhecido como sendo o Maior Carnaval Espontâneo do Pais.

A quadra carnavalesca terminará na quarta-feira à noite com o Enterro do Entrudo, uma tradição enraizada na comunidade quarteirense que já vem de longe, com arranque  na Rua da Alegria, pelas 21h e cortejo fúnebre pelas ruas da cidade, onde, pela primeira vez, se irão juntar 7 viúvas, até à Praça do Mar, onde é lido o Testamento e incinerado o Entrudo.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o VÍDEO.

Categories: Quarteira