Desporto

Torres de Loulé: xadrez em movimento

O xadrez é uma modalidade desportiva que pode ser praticada à distância.

Há sites como www.chess.com que têm mais de 36 milhões de xadrezistas e em que diariamente o número de partidas jogadas ultrapassa os 5 milhões.

A necessidade de isolamento social obrigou a que Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb, passasse a dinamizar as suas atividades on-line.

Na semana 13 a 19 de abril os xadrezistas do clube participaram nos Torneios, Ovo da Páscoa, Folar da Páscoa e Festa Pequena da Mãe Soberana, e em todos eles o número de participantes ultrapassou o milhar.

O Torneio da Festa Pequena , foi jogado no chess.com, num torneio de 120 minutos , com partidas de 10 minutos por jogador. Teve a participação de 1379 xadrezistas. O clube conseguiu colocar 5 xadrezistas na primeira centena (5º Vítor Leal, 17º José Mariano,22º Oliver Pérez, 39º Simão Monteiro e 73º José Prata).

Entretanto o clube foi convidado para participar , no dia 25 de Abril, num Torneio de xadrez por equipas , no site lichess.org, organizado pela Futurix-Espreita o Futuro, com partidas rápidas 3 minutos + 2 segundos por lance.

No Torneio participaram 9 das melhores equipas portuguesas e uma espanhola. A classificação final foi :

1º Xadrez das Marinhas (Galiza) 116 pontos;

2º Estrelas São João de Brito 107

3º Mata de Benfica 90

4º Torres de Loulé 87

5º Grupo de Xadrez do Porto 85

6º Corvos do Liz 71

7º Quarentena Team 57

8º Futurix 56

9º Escola de Xadrez de Lisboa 54

10º Peões da Caparica 50

As Torres de Loulé estiveram bastante bem, em luta contra algumas boas equipas da 1ª e 2ª divisão. 

Venceram o prémio da equipa com mais participantes (17) e o destaque individual foi para o quarto lugar de Munir Valimamade, com 27 pontos.

O quinteto que contou para a pontuação do clube, incluiu ainda, Luís Botelho 16, Javier Reyes 16, Oliver Pérez 15 e Carlos Sousa 13.

As Torres de Loulé receberam o primeiro convite para participar num Torneio Internacional, on line, o que vai acontecer no dia 2 de maio, às 16 horas. A equipa portuguesa irá defrontar 7 clubes italianos : Catania, Palermo, Sondriese, Gherdeina, Pietro Carrera, Pedone Isolano e Etna Scacchi.

Na página do facebook do clube, diariamente têm acontecido inúmeras atividades de xadrez, que podem ser acompanhadas em direto ou em diferido em  https://www.facebook.com/xadrezloule/.

As atividades são abertas a todos. Estão convidados a participar e  juntar-se a nós.

Saúde a todos, mantenham-se em casa (os que puderem) e aprendam/joguem xadrez on line.

Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb

Categories: Desporto, Loulé